São Miguel: Chuvas provocam “danos incalculáveis” no município – presidente da câmara (c/áudio)

Inicio | Ambiente
São Miguel: Chuvas provocam “danos incalculáveis” no município – presidente da câmara (c/áudio)
17/11/25 - 01:53 pm

Calheta, São Miguel, 17 Nov (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, afirmou hoje que as recentes chuvas provocaram “estragos severos” em praticamente todos os sectores do município, deixando várias comunidades isoladas e dezenas de famílias em situação de risco.

O autarca falava à imprensa após a avaliação dos impactos das chuvas que atingiram o município nos últimos dias, sublinhando que os danos afectam a acessibilidade, rede viária, habitações, agricultura, infraestruturas hidráulicas, e os sistemas de abastecimento de água e, em algumas localidades, de energia.

Herménio Fernandes descreveu a situação como “dramática” nas quatro bacias hidrográficas do concelho, com destruições severas registadas na Ribeira Principal, especialmente na zona de Mato Dentro, onde reservatórios, diques de contenção e obras de correcção torrencial foram destruídos.

O edil destacou ainda que mais de quatro dezenas de famílias vivem actualmente em situação de risco e que vários perderam as suas casas.

Herménio Fernandes explicou que várias comunidades continuam “encravadas”, como Monte Boi, Baciu, Varanda e Mato Grande, exigindo intervenções urgentes para restabelecer os acessos.

A edilidade está no terreno a proceder a trabalhos de limpeza para garantir a circulação de moradores, o acesso a serviços de saúde e a deslocação de crianças para a escola.

Foram também registadas rupturas na rede de abastecimento de água em zonas como Flamengo, Ribeira de São Miguel, Chã de Horta e Principal.

Na agricultura, esclareceu, produtores perderam hortas, motores de bombagem e infra-estruturas hidroagrícolas nas bacias de Flamengo, Ribeireta, Canto Grande e Ribeira Principal.

“Temos danos incalculáveis”, afirmou o edil, sublinhando que na área urbana, registaram-se estragos na obra de requalificação da praia de Veneza devido à obstrução de passagem de água.

A autarquia estima ter resolvido já mais de 60 por cento (%) dos constrangimentos de acessibilidade, prevendo repor a normalidade até a próxima quarta ou quinta-feira.

Apesar da gravidade da situação, Herménio Fernandes destacou que “São Miguel não registou perdas humanas”.

O autarca assegurou que “nenhuma família e nenhum produtor ficará sem apoio”, adiantando que as equipas municipais continuam no terreno a fazer levantamentos detalhados de danos em habitações, propriedades agrícolas e animais arrastados pela cheia.

KF/SR//CP

Inforpress/Fim

Partilhar