
Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – O Presidente da República felicitou os Tubarões Azuis pela qualificação ao CAN 2026, destacando o feito como um motivo de orgulho nacional e de celebração no ano em que Cabo Verde comemora os 50 anos da sua independência.
Através de uma mensagem publicada quarta-feira na sua página oficial do Facebook, o chefe de Estado afirmou: “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce. E Deus quis que estivéssemos unidos e sonhássemos grande.”
José Maria Neves recordou que, nos 50 anos da independência, o país celebra vitórias no futebol masculino, com a qualificação histórica para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026 e no feminino, com o apuramento para o Campeonato Africano das Nações.
O Presidente apelou ainda à continuidade deste espírito de união, defendendo que Cabo Verde deve “sonhar com a criação de novos Tubarões Azuis em todos os domínios da vida nacional”, para que o país continue a conquistar vitórias e a afirmar-se no panorama internacional.
“Parabéns às nossas Tubarões Azuis”, concluiu o chefe de Estado.
A selecção feminina de Cabo Verde qualificou-se na terça-feira, em Bamako (Mali), para a fase final do CAN’2026, ao vencer o Mali por 4-2, revertendo a desvantagem trazida da primeira mão disputada na cidade da Praia.
O resultado histórico coloca a equipa nacional, pela primeira vez, entre as selecções africanas que vão disputar o CAN’2026, prova que terá como palco o Reino de Marrocos.
Orientada pela treinadora Nita, a selecção protagonizou uma exibição “de garra e determinação”, mostrando que, mesmo com limitações estruturais, o talento e a disciplina podem fazer a diferença.
A qualificação está a ser celebrada no país, sendo vista como um marco para o futebol feminino cabo-verdiano e um exemplo de superação.
Por outro lado, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) anunciou que a selecção chega hoje, às 17:40, ao Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, e deve seguir em passeata até o Palácio do Governo, onde será homenageada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Conforme a mesma fonte, a passeata deve seguir o trajecto aeroporto/Rotunda EN/São Felipe/Fazenda/Avenida Cidade Lisboa/Achada Santo António/Palmarejo/Rotunda Terra Branca e Palácio Governo.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar