Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, chefia uma delegação cabo-verdiana à Mondiacult 2025, o maior evento mundial da Unesco dedicado à cultura, que reúne 194 Estados-membros para definir a agenda global do sector.
Augusto Veiga vai participar do evento também na qualidade de presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde para a Unesco (CNU).
Acompanhado por Ana Samira Silva Baessa, presidente do Instituto do Património Cultural, e Matilde Santos, presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Augusto Veiga marcará presença no painel “Direitos Culturais + Economia da Cultura”, agendado para esta terça-feira, 30 de Setembro.
Segundo o comunicado do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o governante participará ainda em diversos encontros paralelos que abordarão temas como o Museu Virtual da Unesco de Objectos Culturais Roubados, Cultura Digital para Todos até 2035, Indústrias Criativas e Acção Climática e a Implementação do Quadro da Unesco para a Educação Cultural e Artística.
A Mondiacult 2025 reúne milhares de participantes em torno de seis temas e duas áreas de foco, reflectindo os principais desafios e oportunidades para o futuro da cultura.
O evento serve, também, como uma plataforma de “advocacy” global, especialmente com a aproximação do final da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, destacando a necessidade de incluir a cultura como um objectivo autónomo nas estratégias das Nações Unidas.
O comunicado sublinha ainda que “os direitos culturais devem ser garantidos a todos – e defendidos por todos”, com a presença de formuladores de políticas, representantes da sociedade civil, artistas e jovens, reforçando o carácter inclusivo da conferência.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar