Porto Inglês, 20 Set (Inforpress) – Os problemas financeiros dos clubes e a diminuição da população jovem na ilha do Maio podem condicionar a nova época futebolística, alertou hoje a Associação Regional de Futebol do Maio (ARFM), que promete envidar esforços para garantir as competições.
Em declarações à imprensa, após o término da Assembleia-Geral, a presidente da ARFM, Zuleica Freire, destacou que tanto a associação como os clubes enfrentam sérias limitações financeiras e logísticas.
“Os clubes ainda não estão devidamente organizados e necessitam de apoios para participarem nas competições. A nossa associação também não dispõe de fundos suficientes para a realização das provas”, afirmou, apelando ao engajamento das autoridades nacionais, nomeadamente a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
A responsável apontou igualmente dificuldades logísticas, referindo que, apesar de a ARFM disponibilizar um autocarro, a associação não consegue suportar as despesas com combustível e condutor, o que tem levado algumas equipas a desistirem de treinos e competições.
Outro desafio identificado prende-se com a perda de população jovem na ilha, que, segundo frisou, tem reduzido o número de jogadores disponíveis e dificultado a formação das equipas.
Apesar do cenário, Zuleica Freire garantiu que a ARFM vai fazer todos os esforços para apoiar os clubes e assegurar a realização das principais provas, nomeadamente os campeonatos sub-17, Sub-19 e o regional sénior de futebol.
Na época passada, recorde-se, a ilha do Maio não conseguiu realizar o campeonato regional devido à falta de organização de algumas equipas e à escassez de jogadores.
RL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar