Maio: Atletas de surf e windsurf fascinados com as ondas da ilha

Inicio | Desporto
Maio: Atletas de surf e windsurf fascinados com as ondas da ilha
11/09/25 - 08:54 pm

Porto Inglês, 11 Set (Inforpress) – Os atletas de surf e windsurf que participam na primeira edição do “Maio Swell Trip” mostraram-se hoje fascinados com a qualidade das ondas e as “condições únicas” que a ilha oferece para a prática de desportos náuticos.

Joana Andrade, primeira portuguesa a surfar as ondas gigantes da Nazaré, considerou a experiência no Maio “mágica”.

A atleta destacou “ondas de nível mundial, com qualidade para receber um campeonato” e sublinhou que “nos tempos que correm, surfar em águas cristalinas, sem multidões, é um luxo raro”.

“Estamos a falar de ondas que poderiam receber um Campeonato Mundial de WCT pela sua qualidade. Não esperava encontrar ondas assim, e além disso num lugar tão tranquilo e autêntico”, acrescentou.

Também o atleta italiano de windsurf Matteo Lachino descreveu o Maio como “um verdadeiro paraíso para os desportos náuticos”. 

Para o atleta, “o mar oferece condições incríveis para surfar, mergulhar e nadar”, defendendo ainda que “as crianças locais têm aqui uma oportunidade única para desenvolver o talento em desportos náuticos”.

Segundo a organização, o evento superou as expectativas e cumpriu o objetivo de promover o potencial da ilha a nível internacional.

Elena Buetto, responsável do projeto, afirmou que a presença de atletas de diferentes países vai dar visibilidade ao Maio, que merece ser conhecido como destino de ondas.

“Os conteúdos gravados serão distribuídos por televisões internacionais, que vão falar sobre o Maio e Cabo Verde. Estamos confiantes de que depois desta edição haverá mais turistas interessados na ilha”, destacou.

O “Maio Swell Trip”, realizado de 5 a 11 de Setembro, reuniu cinco atletas internacionais para uma experiência imersiva com a comunidade local.

Durante a semana, foram ministradas aulas gratuitas de surf a mais de 100 crianças e jovens, realizadas atividades culturais e promovidas ações ambientais ligadas à preservação do ecossistema marinho.

O projeto integra o Global Gateway, iniciativa da União Europeia para investimentos sustentáveis em Cabo Verde, e conta com o apoio do Governo, através do Ministério do Turismo e Transportes.

RL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar