Novo selecionador do Andebol promete trabalhar para que Cabo Verde continue a fazer história

Inicio | Desporto
Novo selecionador do Andebol promete trabalhar para que Cabo Verde continue a fazer história
05/09/25 - 07:44 pm

Cidade da Praia, 05 Set (Inforpress) – O novo selecionador da equipa sénior masculina de andebol, sérvio Ljubomir Obradovic, disse hoje estar comprometido em trabalhar na obtenção de melhores resultados e  impulsionar a prática da modalidade, para que Cabo Verde continue a fazer história na modalidade.

Ljubomir Obradovic fez estas afirmações em conferência de imprensa, para a sua apresentação como o novo selecionador da equipa sénior masculina de andebol de Cabo Verde, uma cerimónia que contou com a presença do ministro adjunto do primeiro-ministro para o Desporto, Carlos Monteiro, e da presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Ângela Almeida.

Obradovic, que está de regresso ao comando da selecção cabo-verdiana da modalidade, e que conduziu Cabo Verde ao estatuto de vice-campeã d’África e ao Mundial na Suéciam disse que Cabo Verde está no seu coração e que gosta de trabalhar com os jogadores cabo-verdianos. 

“Vamos ver o que podemos fazer. Trabalhamos bastante para o campeonato africano. Na Suécia demonstramos o que somos capazes, jogamos bem e tivemos muita presença no Mundial. Fiquei muito feliz com a nossa apresentação, agora é continuar a trabalhar, e ver o que é possível melhorar”, disse.

 

 O treinador afirmou que Cabo Verde poderá novamente fazer história, participando nos campeonatos africano e mundial, tendo, entretanto, reconhecido que não foi fácil conquistar o segundo lugar, uma vez que a prática do andebol no continente africano é muito forte.

“Estou optimista e acho que podemos fazer algo muito bom. O meu pensamento é levantar andebol aqui em Cabo Verde, trabalhar também com os mais novos, a faixa etária de 16, 17, 18, 19 anos e prepará-los para o futuro andebol em Cabo Verde”, declarou.

Por seu turno, o ministro Carlos Monteiro congratulou-se com a contratação do treinador, que, lembrou, conduziu Cabo Verde para um patamar de elite e que permitiu a seleção nacional de andebol ter presença contínua nos campeonatos africanos.

“Nós quisemos dar todo o conforto à Federação Cabo-verdiana de Andebol para recuperar o mister e fazermos aquilo que tivemos a intenção de fazer há dois anos, mas que não foi possível fazer logo após o Mundial da Suécia e estamos aqui hoje a concretizar em ter o selecionador residente a trabalhar mais do que só a equipe sénior masculino”, indicou.

Afiançou que com essa contratação vai-se a partir de agora estruturar e pensar o andebol de forma diferente em Cabo Verde, tanto no masculino como também no feminino, e assumir um papel determinante no trabalho com escolas de iniciação desportiva e clubes.

“O mister Obradovic passa a ser a partir de hoje mais do que um treinador da equipa masculina sénior. É o homem que vai conduzir, guiar aquilo que é a estrutura organizacional que a federação irá criar para o andebol em Cabo Verde e a partir disso ministrar formação para treinadores”, referiu.

Por sua vez, a presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Ângela Almeida, afirmou que a contratação de um selecionador residente representa o primeiro passo da federação para elevar a modalidade ao mais alto nível. 

“Quisemos trazer Ljubomir Obradovic novamente ao comando técnico da equipa sénior do andebol porque ele fez história, trabalhou e bem e hoje estamos a colher os frutos porque ganhou o segundo lugar no campeonato africano, temos agora que continuar a trabalhar para que Cabo verde conquiste níveis superiores”, realçou.

O técnico Ljubomir Obradovic deixou o cargo em Setembro de 2021, depois de ter substituído o português José Tomás, que orientou a equipa no Mundial do Egipto de 2021, realizado de 13 a 31 de Janeiro nas cidades de Cairo e Alexandria.

CM/JMV

Inforpress/Fim.

Partilhar