São Vicente: Organização do Mindel Summer Jazz apela ao financiamento do Fundo do Turismo

Inicio | Cultura
São Vicente: Organização do Mindel Summer Jazz apela ao financiamento do Fundo do Turismo
31/07/25 - 08:41 pm

Mindelo, 31 Jul (Inforpress) - A organização do Mindel Summer Jazz pediu hoje aos responsáveis do Fundo do Turismo que apoiem o evento com financiamento por ser um elemento qualificador da cidade do Mindelo como destino turístico.

Este apelo foi feito em conferência de imprensa, por um dos elementos da organização do Mindel Summer Jazz (MSJ), Alexandre Novais.

Segundo a mesma fonte, há cinco anos que contactam o Fundo do Turismo para apresentar o projecto do MSJ e falar da sua dimensão, mas nunca conseguiram ter uma relação com a instituição.

Alexandre Novais disse que o evento, cujo orçamento ronda os 15 mil contos, tem acontecido por teimosia dele e do seu amigo Vou Monteiro e também do presidente da câmara de São Vicente, Augusto Neves.

“O Fundo do Turismo está aqui para ajudar na qualificação do destino e o MSJ é um elemento qualificador do destino e torno a fazer este apelo com toda a força para ajudarem o poder local a fazer este festival”, pediu.

Conforme Alexandre Novais, o festival que este ano realiza a sua 13ª edição, já conseguiu uma rede de contactos que lhes dão a possibilidade convidar  qualquer artista a nível mundial a tocar no evento.

 

Mas, frisou, isso exige outro nível de profissionalismo porque o artista deve ser contactado a tempo. Pelo que é preciso mais meios que é a única limitação do festival.

O mesmo sublinhou que desde o início o evento tem projectado a cidade do Mindelo porque vários artistas que passaram pelo palco do MSJ criaram música dedicadas à Mindelo.

Sobre a programação da 13ª edição do MSJ, denominada “liberdade” e que presta tributo a Cabo Verde pelos seus 50 anos da independência, Vou Monteiro anunciou que terá um "programa rico" com nomes sonantes do jazz mundial, principalmente de "Cuba que teve um papel importante no apoio à libertação de Cabo Verde". 

Por isso, a abrir o palco estará o Sérgio Figueira com Sexteto Incantód, de Cabo Verde, o trio Rolando Luna, de Cuba, o sexteto Cuban Jazz Syndicate, The Ron Savage junto com o Berklee College of Music e ainda a cantora e compositora cabo-verdiana Carmen Souza junto com o músico e produtor português Théo Pascal.

Haverá também a apresentação conjunta do baixista camaronês Richard Bona e do pianista cubano Alfredo Rodriguez.

No entanto, a semana jazz principia na terça-feira com uma exposição do artista plástico Bento Oliveira, denominada “Temperança”, uma apresentação no Pontão da Marina do Mindelo com o Orquestra Sabe Sebim e na quarta-feira haverá o Alta Lua Jazz Connection com a jovem Emmy Benrós.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, a autarquia sempre esteve muito perto deste festival e tudo aquilo que for bom para São Vicente ela irá abraçar com força.

O mesmo sublinhou que actualmente a ilha conta com “uma agenda de verão extremamente forte” que foi criada “a pensar na economia de São Vicente”.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar