São Vicente: Especialista aconselha empresas a apostar em políticas ambiental, social e governança para ter lucro

Inicio | Economia
São Vicente: Especialista aconselha empresas a apostar em políticas ambiental, social e governança para ter lucro
29/07/25 - 07:54 pm

Mindelo, 29 Jul (Inforpress) - O especialista em ambiente, alterações climáticas e transição energética Luís Alves considerou hoje, no Mindelo, que as empresas que apostarem nas políticas ambiental e social e na governança têm mais possibilidade de ter lucro e rendimento.

Luís Alves, que é actual administrador do Banco Interatlântico, com responsabilidade na área de sustentabilidade, falava durante o seminário “ESG- Crescimento Sustentável para Empresas de Cabo Verde”, realizado pelo Banco Interatlântico (BI), em parceria Câmara de Comércio de Barlavento (CCB).

“Nos enquadramentos actuais, quem não se preocupar com o ambiente, quem não se preocupar com a parte social, com a sua comunidade onde está inserida, e quem não apresenta uma estrutura governativa clara e transparente não vai ter muitas oportunidades de fazer lucro ou de competir”, considerou.

Segundo a mesma fonte, o principal objetivo do seminário, que já foi realizado na cidade da Praia, é sensibilizar as empresas, que são associadas às câmaras de comércio,  sobre a importância da utilização do conceito ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla inglesa) que significa adoptar os conceitos ambiental, social e governança.

“A ideia é explicar às empresas as vantagens de seguir o impacto das suas actividades no ambiente, a nível social, portanto nas comunidades, e o interesse e a importância de ter um bom órgão de governança, que faz a governação das actividades da empresa”, clarificou.

Para Luis Alves ao aplicar estes três conceitos as empresas podem ganhar importância e ter uma vantagem no acesso a financiamentos nacionais e internacionais. Acrescentou ainda que ao adoptarem essas práticas as corporações passam a ter uma marca credível, porque os clientes as conhecem e se interessam pelos seus produtos.

CD/JMV

Inforpress/Fim

 

Partilhar