Mindelo, 07 Jul (Inforpress) – O projecto “1Mar d´Comunidad” apresentado hoje, no Mindelo, visa formar peixeiras e pescadores mais conscientes sobre a pesca sustentável e ainda contribuir para comunidades mais resilientes e mais inclusivas, avançou à Inforpress uma das promotoras.
A iniciativa é da Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) e da organização Paz y Desenvolvimento, que querem dar continuidade a um outro projecto “Amdjer d´txeu luta” (Mulheres de muita luta, em português) iniciado há dois anos.
A coordenadora da organização Paz e Desenvolvimento, Estibaliz Taboas, explicou à Inforpress que esta nova fase vai incidir sobre as quatro comunidades piscatórias de São Vicente, Salamansa, São Pedro, Calhau e cidade do Mindelo, que envolve o Mercado de Peixe, cais e a zona circundantes.
Como principal objectivo, avançou a responsável, o projecto visa contribuir para comunidades “mais resilientes, mais sustentáveis e mais inclusivas”.
No final, segundo a mesma fonte, pretendem atingir resultados em três domínios, a começar pela pesca sustentável e biodiversidade.
“Queremos comunidades costeiras mais conscientes, mais sensibilizadas na conservação do ambiente, pescadores envolvidos numa pesca sustentável, reforçando o programa Guardiões do Mar, que é um selo que vai ser distribuído para restaurantes, pescadores e peixeiras”, anunciou Estibaliz Taboas.
No segundo domínio espera-se trabalhar no empreendedorismo, sobretudo com foco em mulheres e jovens.
“Vamos tentar trabalhar num empreendedorismo ligando o sector das pescas ao turismo e à cultura. Achamos que as comunidades conseguem fazer negócios sustentáveis e bons rendimentos se oferecerem aos turistas um produto baseado na pesca e na cultura”, considerou.
Por último, o projecto deverá incidir sobre a igualdade de género, para obter “comunidades mais fortes, mais organizadas e com pessoas participativas e cientes dos seus direitos”.
E tudo isso são lacunas identificadas nos últimos dois anos, com projecto “Amdjer d´txeu luta” que agora tem continuidade com o “1Mar d´Comunidad”.
Já da parte da Associação de Peixeiras do Mindelo (APM), a vice-presidente, Eloisa Mota, assegurou que o projecto anterior trouxe diversas valias às peixeiras, entre estas a auto-estima, auto-cuidado, higiene e segurança no trabalho, que precisavam realmente.
“Vemos que as peixeiras hoje em dia falam de tudo sem tabus, e com confiança diferente do que quando iniciamos o projecto”, afiançou.
Agora com o novo programa, assegurou a mesma fonte, estes ganhos vão ser aprimorados e com novos conhecimentos.
Isto porque vai-se trabalhar temas diferentes, entre estes, o turismo costeiro e a sensibilização para a protecção de espécies.
Por outro lado, o plano contempla o ensino de línguas estrangeiras às peixeiras para que possam lidar com clientes vindos de fora, algo que Eloisa Mota acredita ajudar nas vendas e diminuir a barreira de comunicação com os turistas.
O projecto “1Mar d´Comunidad”, assim como “Amdjer d´txeu luta”, conta com o financiamento da Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e cujo director, Antón Leis, esteve presente no acto de lançamento.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar