Ministério da Cultura lança editais de fomento às artes e do batuco

Inicio | Cultura
Ministério da Cultura lança editais de fomento às artes e do batuco
25/10/24 - 01:18 pm

Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) - O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou hoje, na cidade da Praia, que já se encontram abertos os editais para o Fomento às Artes e para o "Batuku - Txabeta di Mundu".

Em conferência de imprensa, a directora geral das artes e das indústrias criativas, Vandrea Monteiro, destacou que o edital de fomento às artes está sendo lançado pela primeira vez e tem como objectivo selecionar projectos artísticos que receberão apoio financeiro do ministério.

Este apoio consistirá na aquisição de bens, matéria-prima e equipamentos, visando a materialização de projectos em Cabo Verde e o fortalecimento das artes e indústrias criativas no país.

Os projectos poderão ser apresentados em diversos formatos, desde que se enquadrem nas áreas de artes práticas, fotografia, artesanato, dança, desenho, moda, música e teatro.

O edital estará aberto até o dia 9 de Novembro, com um orçamento total de seis milhões de escudos cabo-verdianos.

Por outro lado, Vandrea Monteiro ressaltou que devido às eleições autárquicas marcadas para o dia 1 de Dezembro, o ministério decidiu não realizar o habitual festival de batuku em Santa Catarina, pelo que o valor do mesmo se reverterá para o edital.

“A verba destinada a este festival será utilizada para o lançamento do edital de batuku, que visa apoiar grupos artísticos na apresentação de suas performances, oferecendo recursos para indumentárias, videoclipes e singles”, vincou a directora.

O orçamento para este edital é de cerca de 3,8 milhões de escudos, também aberto até 9 de Novembro de 2024.

Vandrea Monteiro expressou o desejo de proporcionar aos grupos e à classe artística nacional as condições necessárias para iniciar o ano de 2025 de forma “grandiosa” e com projectos que garantam um melhor desempenho artístico.

O teto máximo de apoio para o edital de fomento às artes é de 180 mil escudos, enquanto o de batuco é de 100 mil escudos.

O Ministério da Cultura, ao longo deste ano, já contemplou aproximadamente 115 projectos e, com os dois editais lançados agora, totalizará quase 20 milhões de escudos investidos nestas iniciativas.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar