Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) - O Boavista da Praia é o primeiro semifinalista do campeonato nacional de futebol, após vencer a Ultramarina por 3-0, em jogo referente à quinta jornada, realizado no Estádio da Várzea.
Os golos só aconteceram na segunda parte e curiosamente por três jogadores que saíram do banco dos suplentes.
O lateral-direito Ilídio, o avançado Makito e o médio Chibaca foram os autores dos golos que carimbaram a passagem da equipa axadrezada às semifinais da prova máxima do futebol nacional.
Após esta vitória, a quarta consecutiva, o Boavista da Praia passa a liderar a prova com 12 pontos, enquanto que a Ultramarina fica com quatro pontos e na sétima posição.
No final da partida, o treinador axadrezado, Edvaldo Cardoso, disse que , apesar dos golos acontecerem na segunda metade, foi um jogo muito controlado e que a vitória foi merecida.
"Queríamos despedir do nosso público com um vitória, uma vez que se trata de último jogo em casa da fase regular", precisou Edvaldo Cardoso, sublinhando que o objetivo é terminar em primeiro lugar.
"Na próxima semana vamos encarar a Palmeira com o mesmo empenho. Vamos na condição de líder e queremos manter essa posição", apontou o timoneiro, perspectivando assim o jogo da próxima semana com os campeões da ilha do Sal.
Por seu lado, Adir Cruz, treinador da Ultramarina, enalteceu a prestação dos seus jogadores e parabenizou a equipa adversária pela vitória e consequente passagem à próxima fase.
"Agora é trabalhar para o próximo jogo e terminar a competição com uma boa imagem", apontou Adir Cruz.
Na próxima jornada, a sexta última da fase regular, o Boavista da Praia viaja à ilha do Sal para jogar com a Palmeira. A Ultramarina recebe os Sanjoanenses.
O campeonato nacional de futebol conta com a participação de dez equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo classificado de Santiago Sul.
A presente temporada, 2024/2025, é disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.
As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que não participam no campeonato nacional.
Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia, campeã em título, ficam num só grupo e cada equipa disputa seis jogos, com seis adversários, ou seja, três na condição de visitada e três como visitante.
Os quatro primeiros classificados passam para as meias finais da competição, cuja final está agendada para o dia 21 de Junho, no Estádio Adérito Sena, em São Vicente.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar