Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O ministro das Comunidades, Jorge Santos, afirmou hoje, no parlamento, que o Governo reconhece a necessidade de uma mudança de paradigma, destacando a diáspora como pilar nas políticas externas e internas de Cabo Verde.
Durante o seu discurso no debate parlamentar, o governante enfatizou que a diáspora tem sido fundamental para a projecção do país no exterior, destacando o papel da comunidade cabo-verdiana na qualificação e integração nos países de acolhimento.
“Hoje, podemos dizer que Cabo Verde tem duas diplomacias: a formal e a das comunidades”, afirmou Jorge Santos, sublinhando o impacto positivo da diáspora na credibilidade externa do país.
No âmbito dos investimentos e da conectividade com a diáspora, Jorge Santos mencionou a implementação de várias políticas públicas, como a criação de uma rede digital de conectividade.
“O objectivo é facilitar o acesso a informações e promover a participação activa da diáspora no desenvolvimento do país”, explicou.
O ministro das Comunidades também destacou o volume de investimentos da diáspora, que já ultrapassa os nove milhões de contos anuais, além das remessas, que chegam a quase 300 milhões de euros por ano.
Jorge Santos reforçou a importância de mapear e compreender as dinâmicas dessa comunidade, revelando que o mapeamento da diáspora já começou em Portugal e será expandido para os Estados Unidos em Dezembro.
“O objectivo é criar uma plataforma digital para integrar dados sobre a diáspora e facilitar o acesso a investimentos e políticas públicas”, pontuou.
LFS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar