Santo Antão: Xadrezistas da Ribeira Grande participam no campeonato africano júnior de Xadrez na Cidade Velha

Inicio | Desporto
Santo Antão: Xadrezistas da Ribeira Grande participam no campeonato africano júnior de Xadrez na Cidade Velha
17/09/25 - 03:33 pm

Ribeira Grande, 17 Set (Inforpress) – Márcio Pires da Luz, Campeão Nacional Júnior de Xadrez 2025 e Pedro Pires, 3.º classificado nacional, deslocaram-se hoje à ilha de Santiago para participar no campeonato africano júnior de xadrez, na Cidade Velha.

Os dois jovens atletas que partiram hoje da Ribeira Grande vão representar Cabo Verde no Campeonato Africano Júnior de Xadrez, sub 20, que decorre de hoje a 25 de Setembro na Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade, numa organização da Federação Africana e da Federação Internacional de Xadrez.

Antes da deslocação para participação no campeonato, os dois jovens atletas foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo Luz, e pelo vereador do Desporto, Pedro da Luz, tendo os autarcas demonstrado “muito orgulho” dos jovens, considerados talentos do xadrez nacional.

Na página oficial da câmara municipal, a autarquia publicou que os jovens atletas “são orgulho dos Ribeiragrandenses e orgulho nacional” desejando-lhes muito sucesso e uma “excelente” participação no campeonato.

Márcio Pires da Luz sagrou-se campeão nacional Júnior de Xadrez 2025, com 4,5 pontos, durante a competição realizada na ilha do Sal, enquanto que Pedro Pires celebrou o 3.º posto a nível nacional, com 3,5 pontos.

Jovens talentos de outros países como Egipto, Guiné-Equatorial, Botswana, Uganda e Moçambique, e de outros Estados-membros, como Angola e São Tomé e Príncipe também participam do campeonato africano júnior de xadrez.

EL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar