Futebol/Fogo: Botafogo ou Cutelinho pode conquistar domingo o título de campeão regional da ilha

Inicio | Desporto
Futebol/Fogo: Botafogo ou Cutelinho pode conquistar domingo o título de campeão regional da ilha
12/04/25 - 10:30 am

São Filipe, 12 Abr (Inforpress) – Uma das duas equipas, Botafogo ou Cutelinho dos Mosteiros, vai conquistar, domingo, 13 de Abril, o título de campeão regional de futebol do primeiro escalão da ilha do Fogo, temporada 2024/25.

A formação do Botafogo, líder isolado do regional, com mais um ponto que o Cutelinho, depende apenas de si própria para conquistar o título e para tal basta vencer na última partida da última jornada a formação da Juventus de Curral Grande.

Mas a formação do Botafogo pode até conquistar o título, mesmo antes de entrar em campo, caso o Cutelinho dos Mosteiros não consiga vencer a União de São Lourenço, já despromovida ao segundo escalão, no jogo programado para às 14 horas de domingo, no campo de São Lourenço. 

O Cutelinho precisa vencer o jogo frente ao União de São Lourenço e torcer nas bancadas por um deslize do Botafogo frente ao Juventus de Curral Grande.

O Botafogo para conquistar o seu título terá que obter o mesmo resultado do jogo entre Cutelinho e União de São Lourenço. 

Os jogos entre Botafogo – Académica e Cutelinho – Valência, da penúltima jornada, foram realizados à mesma hora pela Associação Regional de Futebol do Fogo que alegou a questão da “verdade desportiva” e para esta jornada a formação de Cutelinho defende a realização dos dois jogos que decidem o título à mesma hora. 

Sobre esta polemica a Associação Regional de Futebol do Fogo, por entender que há “alguma desinformação” nas redes sociais sobre a marcação dos jogos da última jornada do campeonato regional, emitiu um comunicado para o seu esclarecimento.

Segundo o comunicado, os jogos da 1ª, 8ª, 12ª e 18ª jornadas aconteceram e acontecem todos no campo de São Lourenço e a associação tinha marcado os jogos das últimas três jornadas e enviado, antecipadamente, às equipas para conhecimento. 

“Atendendo que o regulamento das competições da FCF diz que na fixação do dia e hora dos jogos das competições oficiais os jogos correspondentes às duas últimas jornadas de qualquer competição oficial a disputar por pontos devem ser realizados no mesmo dia e à mesma hora, e tendo em conta que as equipas da Académica, Botafogo e Cutelinho tinham praticamente os mesmos pontos, a Associação remarcou os jogos da 17ª jornada para o mesmo dia e mesma hora”, lê-se no comunicado.

Com relação aos jogos da 18ª jornada, última do campeonato, todos os jogos acontecem em São Lourenço, resultando que União São Lourenço e Juventus de Curral Grande jogam “em casa” com Cutelinho e Botafogo respectivamente e estes dois separados por apenas um ponto.

“A decisão de realização destes dois jogos depende das duas equipas que jogam em casa, se se decidirem em jogar numa ´casa emprestada´,Monte Pelado, por exemplo, o que implicaria mais despesas”, refere o comunicado que sublinhou que na impossibilidade de chegar a um acordo entre as equipas envolvidas para a realização destes dois jogos no mesmo dia e à mesma hora, os jogos acontecem como anteriormente marcado.

O Botafogo, caso se sagrar campeão regional, será o seu 18º título regional já que foi campeão regional nas épocas de 1975/76, 1976/77, 1977/78, 1978/79, 1979/80 (também foi campeão nacional ao derrotar o Mindelense na final), 1980/81, 1982/83, 1984/85, 1985/86, 1988/89, 1989/90, 1991/92, 1995/96, 2000/01, 2005/06, 2009/10 e 2021/22.

Se for o Cutelinho dos Mosteiros será o seu segundo título depois de se ter sagrado campeão regional na época 2002/03, há 23 anos. 

Além dos jogos União de São Lourenço – Cutelinho e Juventus de Curral Grande – Botafogo, calendarizados para domingo, 13, para a última jornada estão programados para hoje, sábado, os encontros Juventude – No Pintcha e Valencia – Vulcânico.

A partida entre Académica – Luzabril foi antecipada para quarta-feira devido à deslocação da Académica à cidade da Praia para defrontar hoje o Sporting no jogo a contar para a Taça de Cabo Verde, mas o jogo não se realizou porque Luzabril apresentou com menos jogadores do que é exigido pela lei.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar