Embaixadora da UE destaca importância do projecto Cultivar para fortalecimento da cooperação

Inicio | Cooperação
Embaixadora da UE destaca importância do projecto Cultivar para fortalecimento da cooperação
31/03/25 - 02:24 pm

Cidade da Praia, 31 Mar (Inforpress) – A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, enalteceu hoje, na Praia, a importância do projecto Cultivar para o fortalecimento da cooperação académica e do turismo sustentável.

“O maior impacto que se espera alcançar com os projectos Erasmus Plus com países terceiros é o de criar relações de cooperação entre as universidades europeias e as suas congéneres em países africanos, neste caso, com Cabo Verde e São Tomé e Príncipe”, afirmou.

Carla Grijó falava à imprensa à margem da cerimónia de abertura do projecto Cultivar, que visa promover o desenvolvimento sustentável, valorizar o património cultural e fomentar o turismo sustentável em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

A embaixadora explicou ainda que o projecto se concentra no património alimentar e gastronómico dos países envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento de modelos de turismo sustentável.

“O turismo sustentável é uma das áreas em que a cooperação entre a União Europeia e Cabo Verde tem incidido, porque acreditamos que é um sector muito importante para o desenvolvimento de Cabo Verde”, explicou, sublinhando que é importante diversificar a oferta para que todas as ilhas possam ter acesso aos rendimentos que advêm deste sector económico.

Por sua vez, o coordenador do projecto na Uni-CV, Vladimir Ferreira, explicou que o Cultivar assenta em duas vertentes principais, sendo a revisão e fortalecimento dos planos curriculares das instituições envolvidas e a valorização do património cultural, alimentar e histórico de Cabo Verde.

“Este projecto vai nos permitir um olhar crítico sobre os nossos próprios planos de estudo, envolvendo docentes com outras experiências dos países, o que nos permitirá autoavaliar-se, e mais também avaliar aquilo que estamos a fazer. E, possivelmente também, não é obrigatório que vá acontecer, mas pode ser também uma oportunidade de pensar novas ofertas formativas, novos planos de estudo”, disse.

“É uma das componentes também que o projecto poderá trazer. E paralelamente, o projecto versa acções no terreno e pesquisa aprofundada em aspectos específicos que ligam o turismo, a segurança alimentar e o património”, acrescentou.

Por outro lado, o coordenador do projecto na Universidade Jean Piaget, Wlodzimierz Szymaniak, manifestou satisfação por trabalhar com as universidades envolvidas, destacando que, por ser um projecto de disseminação de conhecimentos e de treino de competências a longo prazo, terá um grande impacto no país.

O projecto, financiado pelo programa Erasmus+, resulta de uma cooperação académica entre instituições cabo-verdianas e europeias, envolvendo a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE) e a UniPiaget, além de parceiros de Portugal e Itália.

A cerimónia de abertura do projecto Cultivar decorreu nas instalações da Universidade Jean Piaget, em Palmarejo Grande.

DV/PC//CP

Inforpress/Fim

Partilhar