Parlamento: Gilberto Silva garante que OE 2025 consolida políticas nas áreas agro-alimentar, água, ambiente e clima

Inicio | Política
Parlamento: Gilberto Silva garante que OE 2025 consolida políticas nas áreas agro-alimentar, água, ambiente e clima
07/11/24 - 02:07 pm

Cidade da Praia, 07 Nov (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, afirmou hoje que o Orçamento do Estado (OE) para 2025 consolida políticas nas áreas agro-alimentar, água, ambiente e clima.

Durante o período de intervenções no segundo dia da primeira sessão ordinária de Novembro, o ministro reafirmou o compromisso do Governo com a transição ecológica e a adaptação às mudanças climáticas e sublinhou que o OE 2025 segue uma linha estratégica alinhada com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDES) e outras directrizes do país.

Gilberto Silva colocou especial ênfase na construção de resiliência face aos choques externos e às mudanças climáticas e destacou o “grande” investimento previsto para o sector agro-alimentar, com especial enfoque na gestão da água e no fortalecimento da produção agrícola.

Um dos projectos em destaque, segundo o governante, é o investimento de 1,6 milhões de contos para a Bacia Hidrográfica de São João Batista, que inclui a construção de infra-estruturas para a mobilização de água, como furos, diques de captação, barragens subterrâneas e a criação de perímetros irrigados.

“Serão também realizados projectos de conservação de solos e a construção de estradas de penetração, essenciais para o desenvolvimento da agricultura nas zonas mais afectadas pela seca”, afirmou.

Gilberto Silva avançou que será realizado um investimento de 91 mil contos em projectos de ordenamento de bacias hidrográficas em Santo Antão e Boavista.

“O orçamento destina ainda 290 mil contos para incentivos à dessalinização de água e à produção de energias renováveis para a agricultura irrigada, com um foco também na importação de animais e materiais de irrigação. Além disso, o Governo prevê 86 mil contos para apoiar os agricultores e criadores de gado”, salientou.

O ministro destacou ainda a continuidade da regularização de prédios rústicos e as linhas de crédito para o sector agro-pecuário, com uma verba de 300 mil contos. 

Também estão previstos 700 mil contos para subvenções ao sector agro-pecuário, incluindo 120 mil contos para o programa de irrigação gota-a-gota e 186 mil contos para o programa de incentivos às estufas, visando o aumento da produção nacional e a segurança alimentar.

No sector da gestão da água e saneamento, o Governo prevê um investimento de 1,12 milhões de contos para o sistema de distribuição de água na ilha de Santiago e 172 mil contos para o Projecto de Saneamento de Bairros Periféricos da Praia.

Gilberto Silva destacou os investimentos em energias renováveis, como a implementação de parques fotovoltaicos para abastecer dessalinizadoras, estações elevatórias e sistemas de bombagem de furos.

“Estes investimentos fazem parte de um esforço contínuo do Governo em transformar a dívida externa em investimento climático, alinhando-se com os compromissos globais de sustentabilidade e a transição energética do país”, afirmou.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Partilhar