Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) - Cabo Verde vai contar, até Maio do próximo ano, com 30 novos profissionais qualificados nas áreas de produção cultural e gestão de projectos em instituições artísticas e culturais, anunciou hoje, na Praia, o ministro da Cultura.
Augusto Veiga falava à imprensa no final da visita que realizou aos cursos de Produção Cultural e Gestão de Projectos e Instituições Artísticas e Culturais na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
O governante manifestou satisfação com o desenvolvimento da formação e reafirmou o compromisso do ministério em apoiar a qualificação de profissionais do sector cultural.
"Gostei muito, saio daqui ainda mais motivado porque acreditamos que a formação é extremamente importante para o nosso sector. Ficamos ainda mais satisfeitos ao ver muitos profissionais da área a frequentar o curso, assim como a novidade da modalidade à distância", afirmou o ministro.
Augusto Veiga revelou ainda que o Ministério da Cultura já transferiu 50% do valor relativo a 12 bolsas de estudo.
“Vamos financiar essas 12 bolsas. Infelizmente, não conseguimos apoiar todos os alunos, que são cerca de 30”, ressaltou.
Augusto Veiga comunicou ainda que o ministério vai continuar a trabalhar com a Procultura e a Cooperação Portuguesa para garantir a continuidade deste tipo de formação, que tem uma duração de 18 meses e formará cerca de 30 profissionais na sua primeira edição.
"Já estamos em conversações com a Cooperação Portuguesa para dar continuidade a estas iniciativas. Em breve, teremos um encontro com a Uni-CV para discutir futuras parcerias para a formação no sector cultural e das indústrias criativas", adiantou o governante.
Por sua vez, o coordenador do curso, Vladimir Ferreira, destacou o longo processo de preparação da formação.
"O curso começou em Novembro e, em Maio do próximo ano, teremos 30 profissionais qualificados nas áreas de produção cultural e gestão de projectos em instituições artísticas e culturais. Estes profissionais irão agregar valor ao sector das artes e da cultura, que ainda carece de quadros especializados", explicou.
Segundo Vladimir Ferreira, a formação representa também uma oportunidade para a Uni-CV consolidar a sua vertente artística e fortalecer parcerias com o Ministério da Cultura e as empresas que irão acolher os estagiários.
O curso de Produção Cultural tem um carácter prático e destina-se a artistas, músicos, DJs, pintores e outros profissionais que desejam aprofundar conhecimentos sobre a produção de espetáculos e exposições, abordando temas como som, iluminação e operação de câmara.
Já o curso de Gestão Cultural visa formar quadros para gerir espaços culturais, respondendo à necessidade de profissionais qualificados nas infraestruturas culturais das câmaras municipais e de todo o país.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar