Maio: Assembleia Municipal aprova instrumentos de gestão da câmara municipal para 2025

Inicio | Política
Maio: Assembleia Municipal aprova instrumentos de gestão da câmara municipal para 2025
13/02/25 - 09:26 pm

Porto Inglês, 13 Fev (Inforpress) – A Assembleia Municipal do Maio aprovou hoje, em sessão ordinária, o plano de actividades e o orçamento da câmara municipal para 2025, com sete votos a favor do PAICV e seis contra do MpD. 

Em declarações à imprensa, o líder da bancada do PAICV (no poder), Francisco Cardoso, destacou que o plano de actividades aprovado espelha as necessidades dos maieses, através de um orçamento exequível pela câmara municipal.

“É um plano de actividades humilde e que espelha as reclamações da comunidade, que pretende reabilitar infra-estruturas abandonadas e que está centrado nos recursos humanos. É um plano que está dentro das possibilidades da câmara municipal”, disse à imprensa, apontando que a oposição (MpD) deveria dar o benefício da dúvida ao primeiro orçamento da câmara municipal apresentado pela nova equipa.

O MpD votou contra os instrumentos de gestão com seis votos por, segundo justificou o líder da bancada, Zacarias Freire, não apresentarem “nada de novo”, acusando a actual equipa de copiar os instrumentos da câmara anterior. 

“Nós votámos contra, precisamente porque não trouxe nada de novo, nenhuma inovação. Os projectos e obras que estão espelhados nesse plano são projectos da câmara anterior. Mas, para além disso, há várias propostas de realizações que não constam do orçamento”, justificou, acusando a actual equipa de “fraquinha” e de “não estar preparada” para comandar a ilha. 

O presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, em declarações à imprensa, destacou que os instrumentos de gestão aprovados vão responder às necessidades da ilha em 2025.

“É um plano de actividades que vai ao encontro daquilo que é a expectativa dos maienses porque mesmo em curto espaço de tempo fomos capazes de auscultar a população e trazer um orçamento que responde às necessidades. Os instrumentos estão voltados para as pessoas e trazem algumas inovações tendo em conta os problemas herdados”, destacou. 

O plano de actividades para 2025 contempla acções de digitalização e modernização de recursos, formação profissional, reabilitação de infraestruturas, fórum de desporto, actividades culturais, entre outras. 

Para a materialização deste plano, a Assembleia Municipal aprovou um orçamento de 276.920.126 milhões de escudos, uma redução de cerca de 26 milhões face ao orçamento de 2024. 

RL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar