Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, lamentou hoje a morte do cabo-verdiano Odair Moniz, vítima de um disparo por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Amadora, Portugal.
José Maria Neves manifestou solidariedade à família enlutada, amigos e a todos que conviveram com o jovem, transmitindo “as mais sentidas condolências”, numa nota enviada à Inforpress.
O Presidente da República destacou a tragédia da perda e reconheceu o sentimento de revolta e indignação que permeia a comunidade cabo-verdiana, apelando, no entanto, à calma e serenidade.
“Lamentável a forma trágica desta morte que nos entristece a todos, daí entendermos o sentimento de revolta e indignação que reina no seio da comunidade cabo-verdiana”, disse o Chefe de Estado.
Confiando nas autoridades daquele país, José Maria Neves lembrou que o Ministério da Administração Interna de Portugal já determinou à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito “com carácter de urgência” para apurar os factos relacionados à morte de Odair Moniz.
“A violência sempre gera mais violência”, acrescentou o estadista, para quem é “essencial” buscar o melhor caminho para a resolução dos problemas. Disse ainda estar a acompanhar o caso com “serenidade” até a conclusão das investigações.
O cabo-verdiano Odair Moniz, de 43 anos e pai de três filhos, morreu na madrugada desta segunda-feira depois de ter sido atingido a tiros pela PSP, no Bairro da Cova da Moura, situação que gerou uma onda de contestação no bairro de Zambujal, onde residia.
JBR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar