Porto Inglês, 31 Jan (Inforpress) – A Renascença Africana – Associação das Mulheres da África Ocidental (RAMAO) lança neste sábado o projecto “empoderamento económico de mulheres comerciantes no setor das pescas” destinado às mulheres da Associação de Pescadores e Peixeiras da vila da Calheta.
Segundo a associação, o principal objectivo do projecto prende-se em fortalecer as capacidades empreendedoras das mulheres que trabalham na pesca na Ilha do Maio, através da formalização das suas actividades geradoras de rendimentos.
Das atividades constam acções de formação em cooperativismo, gestão de negócios, transformação de pescado, montagem de uma unidade de transformação do pescado, aquisição de equipamentos e criação de uma cooperativa de transformação do pescado.
Com a cooperativa, a associação pretende promover a preparação de farinha de peixe para comercialização e enriquecimento da dieta alimentar das cantinas escolares, bem como reforçar a iniciativa, já existente, de mulheres que fabricam hambúrgueres, almôndegas e peixe fumado, ajudando as mulheres a reestruturar e formalizar os seus negócios.
O Projecto é financiado pela Organização Internacional de Francofonia (OIF), no âmbito da 5ª Edição do Fundo "Francofonia com Elas”.
De entre 100 projectos que concorreram ao Fundo, a nível internacional, foram selecionados 36 projectos da África Ocidental, de entre eles dois de Cabo Verde, submetidos pelas ONG RAMÃO e OMCV.
RL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar