ADEVIC promove fórum para incentivar contratação de pessoas com deficiência visual

Inicio | Economia
ADEVIC promove fórum para incentivar contratação de pessoas com deficiência visual
09/08/25 - 06:53 pm

Cidade da Praia, 09 Ago (Inforpress) -  A Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC) promove na terça-feira, na cidade da Praia, um Fórum Empregabilidade, direccionado a empresas públicas e privadas, para sensibilizar e incentivar a contratação de pessoas com deficiência visual.  

O presidente da ADEVIC, Marciano Monteiro, avançou em declarações à Inforpress que a iniciativa surge da preocupação com a falta de oportunidades para os invisuais em Cabo Verde.

Foram convidadas cerca de 60 empresas públicas e privadas para este evento, que tem a chancela do gabinete do primeiro-ministro, com o objectivo de desmistificar o preconceito e mostrar que estas pessoas podem contribuir para o desenvolvimento do país.

Antes, já havia sido realizado dois fóruns, um na Praia e outro em São Vicente, dirigidos aos deficientes visuais com o intuito de ouvir as suas preocupações e ambições, mas desta vez, segundo explicou a mesma fonte, daquilo que se pôde depreender, havia necessidade, também, de efectuar uma actividade do género, direccionada às empresas e serviços públicos.

Isto, conforme realçou, com o propósito de fazer compreender que os invisuais também podem dar o seu contributo para o desenvolvimento do país, podendo “perfeitamente” trabalhar e dar a sua colaboração nos serviços públicos e privados.

“Um dos objectivos da ADEVIC é trabalhar para a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade cabo-verdiana. E, sem emprego, dificilmente as pessoas serão incluídas", considerou.

Daí que, no seu entendimento, a realização deste fórum poderá ser uma forma para traçar caminhos e continuar a sensibilizar as autoridades a nível governamental e empresas no sentido de criar condições favoráveis que permitam integrar os invisuais no mercado de trabalho. 

Marciano Monteiro espera que com este fórum, as instituições governamentais, empresas públicas e privadas, venham abrir as suas portas para receberem colaboradores com deficiência visual.

O presidente da associação sublinhou que, apesar de haver invisuais com qualificações académicas, incluindo licenciaturas e mestrados, o preconceito ainda persiste.

“As pessoas com deficiência visual podem, perfeitamente, trabalhar, desde que sejam criadas condições acessíveis de emprego, para também darem a sua contribuição no desenvolvimento do país”, sublinhou.

O fórum conta com a participação de especialistas que abordaram questões jurídicas e benefícios fiscais, na esperança de que as instituições e empresas abram as suas portas a colaboradores com deficiência visual.

SC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar