Porto Novo/Ambiente: Amupal reafirma disponibilidade de ser parceira na recuperação da floresta do Planalto Leste

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Ambiente: Amupal reafirma disponibilidade de ser parceira na recuperação da floresta do Planalto Leste
08/12/24 - 09:58 am

Porto Novo, 08 Dez (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), Santo Antão, reafirmou hoje a disponibilidade de ser parceria do Governo na recuperação das zonas alvo, ao longo deste ano, de incêndios no perímetro florestal do Planalto Leste. 

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, disse à Inforpress que esta associação está pronta para colaborar com o Ministério da Agricultura e Ambiente na recuperação das zonas afectadas pelos vários incêndios ocorridos ao longo deste ano de 2024, na reserva florestal do Planalto Leste.

A Amupal foi uma das parceiras do Governo na recuperação deste perímetro florestal na sequência do incêndio de grandes proporções ocorrido em 2018, que consumiu cerca de 200 hectares da floresta, com intervenções na recuperação de terrenos, construção de socalcos, banquetas e reflorestação.

Esta associação está igualmente na disposição de apoiar os serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente em Santo Antão na recuperação das zonas fustigadas pelos incêndios florestais que ocorreram nos últimos meses, que consumiram mais de 40 hectares da floresta.

O último incêndio aconteceu em finais de Novembro em Pico da Cruz, destruindo 20 hectares da reserva florestal.

A Amupal, no âmbito do projecto Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental (CIRAWA, na sigla em inglês), da qual é parceira, tem estado a desenvolver acções de reflorestação no Planalto Leste.

O projecto CIRAWA, que está a ser implementado em Santo Antão, é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Horizon Europe e promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), em Portugal, abrangendo Cabo Verde, Senegal, Gâmbia e Gana.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar