ACACV entrega prémio aos vencedores da 1ª edição do FIAC e do concurso “Nha cidadi nha filmi”

Inicio | Ambiente
ACACV entrega prémio aos vencedores da 1ª edição do FIAC e do concurso “Nha cidadi nha filmi”
05/12/24 - 03:30 pm

Cidade da Praia, 05 Dez (Inforpress) – A ACACV entregou hoje os prémios aos vencedores da 1ª edição do Festival Internacional de Filmes para a Acção Climática do Atlântico (FIAC) e do concurso “Nha Cidadi Nha Filmi”.

A entrega dos prémios deste festival, organizado pela Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), aconteceu no auditório do liceu Domingos Ramos, na cidade da Praia, e contou com a participação dos alunos, professores e membros desta associação.

A organização ambiental Biosfera Cabo Verde foi a mais premiada no concurso FIAC, conquistando o 1º lugar, com o documentário “Oásis Submerso", e o 3º lugar, com o tema “Brincando com as Aves”, e destacando-se, ainda, com duas menções honrosas com os documentários “A importância do Oceano” e “Como é que o lixo vai parar ao mar". 

Em declarações à imprensa, o representante da Biosfera, Odair Cardoso, disse que é com “orgulho e satisfação enorme” que fizeram parte desta iniciativa que reconhece o trabalho que esta organização tem feito a nível da sensibilização e consciencialização ambiental nas escolas e na sociedade.

“Isto quer dizer que a nossa mensagem tem passado e chegado ao público e isso nos deixa satisfeitos”, disse Odair Cardoso, sublinhando que o documentário apresentado trata a questão da poluição marinha em Santa Luzia e as animações sobre a problemática dos plásticos nos ecossistemas marinhos.

“Temos de ter a consciência de fazer coisas para mudar e melhorar esse impacto nestes ecossistemas”, defendeu a mesma fonte, ressaltando que é neste sentido que querem passar a mensagem ao público, à sociedade civil, de que é necessário ter iniciativas da preservação ambiental, sobretudo dos lixos marinhos e tudo aquilo que é produzido que afecta o ecossistema.

Aproveitou ainda para deixar uma mensagem, neste Dia Mundial do Solo apelando a todos que continuem a cuidar do solo, considerando que só com a preservação se consegue deixar o património natural para as próximas gerações.

No concurso “Nha Cidadi Nha Filmi”, a Quercus Cabo Verde ficou em primeiro lugar.

Por seu turno, o presidente da ACACV, Júlio Silvão, considerou que este concurso causou grandes “sensações” nas pessoas, sobretudo nos jovens, e aproveitou para anunciar que a segunda edição do Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico será realizada fora de Cabo Verde.

Em Cabo Verde vai acontecer em 2026, nos mesmos moldes, ou seja, voltada às comunidades e centros de ensino, com foco maior para crianças, jovens e adolescentes.

Júlio Silvão mostrou-se satisfeito com a realização desta primeira edição e faz um balanço positivo.

Neste Dia Mundial do Solo, que se assinala hoje, este responsável da ACACV sublinhou que é urgente “dar atenção” à questão do solo em Cabo Verde, considerando que a preocupação do solo é uma problemática que envolve a todos, principalmente no país que tem crise do mesmo.

De realçar que o anúncio dos classificados aconteceu após as avaliações realizadas nas escolas, comunidades e pelo júri nacional e internacional, com filmes que retratam temáticas ambientais, questões urgentes sobre as mudanças climáticas e a preservação ambiental.

 

Lista dos classificados:

1º lugar: Oásis Submerso – Biosfera

2º lugar: Proteger o Mar dos Açores – O Futuro é Agora – Hunt Global

3º lugar: Brincando com as Aves – Biosfera

 

Menção honrosa:

Como é que o lixo vai parar ao mar – Biosfera

A importância do Oceano – Biosfera

O Ciclo do Microplástico – Gilberto Fernandes

 

Classificação concurso “nha cidadi nha filmi” (a minha cidade o meu filme, em português):

1º lugar - Roteiro Turístico – Quercus Cabo Verde

2º lugar - Lágrimas nas Ondas do Mar – Júlio Silva

3º lugar - Orla Costeira – Orla Kriolo

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar