Porto Novo: Agricultores em Chã de Norte desesperam com pouca disponibilidade de água - representante 

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Agricultores em Chã de Norte desesperam com pouca disponibilidade de água - representante 
04/12/24 - 01:03 pm

Porto Novo, 04 Dez (Inforpress) – Os agricultores em Chã de Norte, no interior do município do Porto Novo, estão aflitos com o facto de o único furo existente nessa localidade não estar a atender às necessidades dos mais de 60 lavradores.

Quem o diz é o porta-voz dos agricultores, Dinelson Lima, que, contactado hoje pela Inforpress, insistiu na necessidade de o Governo avançar com urgência com a execução de mais uma perfuração em Chã de Norte para aumentar a disponibilidade de água nessa zona.

“Somos mais de 60 agricultores o furo já não está a atender às necessidades de todos os lavradores, que estão aflitos com esta situação”, notou este agricultor, para que é “urgente” que se avance com a mobilização de mais água para a agricultura em Chã de Norte.

A preocupação dos agricultores acontece numa altura em que se preparam para a sementeira de batata comum nessa zona, um dos poucos vales agrícolas ainda livre da praga dos mil pés. 

Também em Morro Cavalo, na Ribeira da Cruz, os mais de 40 agricultores reclamam mais água para rega, pedindo a execução de um furo nesse perímetro agrícola, informou o presidente da associação local dos agricultores, José Lima.

Em Alto Mira, o representante da associação local dos agricultores, Idarlino Fortes, exige também a execução de um furo em Chã Dragoeiro, no Terceiro Povoado.

O representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, tem estado igualmente a defender a mobilização de água para a agricultura nessa bacia hidrográfica, que passa, a seu ver, pela prospecção de água subterrânea.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar