
Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – O autor cabo-verdiano Antonino Veiga apresenta hoje, na Biblioteca Nacional, a obra intitulada “A Jornada do Menino Rumibe”, um livro que aborda memórias narrativas, valores sociais e familiares, bem como aspectos históricos, antropológicos e sociais de Cabo Verde.
Em declarações à Inforpress, o autor, dentista de profissão, explicou que a obra acompanha, de forma cronológica, o percurso do protagonista menino Rumibe, estando estruturada em cinco capítulos, divididos em três partes interligadas, concebidas para manter o leitor envolvido ao longo da narrativa.
Com cerca de 190 páginas, o autor garantiu que se trata de uma obra eclética e de fácil leitura, acessível a diferentes faixas etárias, permitindo leituras e interpretações distintas.
Segundo Antonino Veiga, o livro apresenta uma análise cuidada da realidade cabo-verdiana no período pré e pós-independência, retratando mudanças sociais e económicas marcantes, como o reforço da presença do Estado nas comunidades e o fenómeno da emigração.
O escritor sublinhou que a obra conta com o suporte bibliográfico de mais de 20 autores nacionais e internacionais, incluindo referências da literatura cabo-verdiana, e estabelece, na primeira parte, comparações entre hábitos e costumes das diferentes ilhas, contribuindo para a compreensão da formação do carácter do indivíduo.
“Compara os hábitos e os costumes de diferentes ilhas, baseado fundamentalmente nos livros dos autores nacionais, como Baltasar Lopes com o “Chiquinho”, Evaristo de Almeida com “O Escravo” mas também com autores internacionais como Emmett Smith, com o livro “Game On””, disse.
De acordo com o autor, a segunda parte do livro aprofunda a temática dos chamados “segredos do sucesso”, com base em estudos contemporâneos da psicologia e da sociologia, defendendo que a transmissão de valores familiares e sociais têm um impacto directo no desenvolvimento das competências pessoais e profissionais.
Já a terceira parte da obra, esclareceu, centra-se nas relações interpessoais, abordando princípios como respeito, confiança, gratidão e apoio mútuo, sustentados em estudos e obras, com o objectivo de demonstrar a importância desses valores na construção de relações sólidas.
“É com base nos estudos contemporâneos da psicologia, da sociologia, com o suporte das maiores autoridades nestas matérias actualmente como é o caso de Augusto Cury, César Colmán, Daniel Goleman, Francisco Hernández”, elencou, frisando que esses autores vêm reforçando essa ideia da transmissão dos valores.
Antonino Veiga revelou que o gosto pela leitura surgiu desde cedo, tendo-se intensificado nos últimos anos, sobretudo durante o período da pandemia da covid-19, quando começou a sistematizar leituras e reflexões.
O lançamento do livro acontece inicialmente na cidade da Praia, estando previstas outras apresentações nas ilhas e junto da comunidade emigrada, mediante a disponibilidade de apoios e parcerias, afirmou o autor.
LT/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar