Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – A terceira fase do projecto de Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), (2023/2025) arrancou hoje visando capacitar 55 agentes educativos a nível nacional sobre esta matéria.
A directora do Serviço de Gestão Pedagógica, Maria Helena Andrade, indicou que o objectivo é apoiar o sistema de ensino cabo-verdiano na ampliação da oferta do atendimento educacional especializado de apoio à escolarização, por meio da formação de professores.
“A finalidade é o fortalecimento do processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, aprimorando o Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais”, mencionou esta responsável.
Referiu que são 11 cursos em atendimento educacional especializado para 55 agentes educativos nacionais, acrescentando que são 23 equipas multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva, entre professores do ensino básico e secundário de todos os concelhos.
Esta formação vem no âmbito do projecto “Escola de Todos” que visa reforçar o que já se tem implementado através do Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com NEE e acontece no âmbito da Cooperação Técnica com a República Federativa do Brasil, desde 2006.
A formação decorre até ao dia 28 de Março, mas terá continuidade nos meses seguintes até Setembro, com a implementados dos cursos, de atendimento educativo especializado, problemas de aprendizagens, transtorno do espectro autista, atendimento de aluno surdo, deficiência intelectual, ensino da língua portuguesa para alunos surdos, intérpretes de língua gestual, deficiência visual, altas habilidades/superdotação, tecnologia assistida e gestão da educação inclusiva.
OS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar