Mindelo, 28 Mai (Inforpress) – A coordenadora do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura) manifestou hoje, no Mindelo, o desejo de ter mais escolas mindelenses a participar da iniciativa e desta forma abarcar mais crianças com formações culturais.
Indira Monteiro Lima deixou o repto na sua intervenção durante o acto de assinatura do contrato de apoio financeiro com sete escolas beneficiárias, no Centro Cultural do Mindelo, em São Vicente.
O programa, conforme a mesma fonte, é do povo, da sociedade civil, e dos cabo-verdianos e daí, o apelo para que todas as crianças e jovens que queiram estar no mundo das artes, para entrarem em contacto com as escolas e as associações beneficiárias do BA Cultura.
“Porque a nossa família está a aumentar e nós temos braços e mãos para receber todas as crianças cabo-verdianas”, exaltou.
Indira Monteiro Lima lembrou que o programa, só para São Vicente, tem um orçamento de 1 1.647.000, que representa um “número muito irrisório” perto do orçamento destinado para este ano de 2025, de 32 milhões de escudos.
A coordenadora do BA Cultura agradeceu às escolas e associações beneficiárias, que, afiançou, são os principais responsáveis pelos resultados porque conseguiram apropriar-se do programa e transmitir o que há oito anos está a ser desenhado.
Por isso, para a mesma fonte, o valor financiado fica muito aquém do trabalho que as escolas têm desempenhado junto às comunidades e nos bairros.
Em representação dos beneficiários, Nuno Gonçalves, responsável da Escola de percussão do grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte, admitiu estar satisfeito com mais esta renovação do contrato e quer mais escolas a se candidatarem ao programa.
“Por São Vicente ser considerada capital da cultura acredito que sete escolas é muito pouco para a grandeza cultural de São Vicente”, considerou Nuno Gonçalves, que se mostrou disposto a apoiar outras instituições na apresentação dos seus projectos.
Aproveitou ainda a oportunidade para lançar um desafio a todas as escolas no sentido de organizarem um “evento grande” com várias vertentes para comemorar o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, assinalado a 18 de Outubro próximo.
Em São Vicente, o BA Cultura vai beneficiar 362 alunos bolseiros, sendo 234 do sexo feminino e 128 do sexo masculino.
LN/ZS
Inforpress/Fim