Bairro Craveiro Lopes conta com uma nova sede social da ADESBA

Inicio | Sociedade
Bairro Craveiro Lopes conta com uma nova sede social da ADESBA
28/05/25 - 11:20 pm

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress)- A Associação Desportiva do Bairro Craveiro Lopes (ADESBA) inaugurou hoje a sede social, acto presidido pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, numa iniciativa que visa servir não apenas os seus membros, mas toda a comunidade local.

Em declaração à Inforpress, a presidente da ADESBA, Lídia Fortes, explicou que a estrutura, antigo Posto Sanitário, pertencia anteriormente ao Ministério da Saúde e deixou de funcionar devido à sua limitação de espaço e capacidade de atendimento.

Desde 2013, a associação obteve a concessão do imóvel através da Direção de Patrimônio do Ministério das Finanças, com renovação anual, e desde então vinha trabalhando para sua reestruturação. 

"Foi uma conquista merecida. Hoje sentimos alegria e honra por ver este projecto concretizado. Com o apoio de parceiros como o Instituto da Juventude (IDJ), a organização Oásis, o Ministério da Saúde, e também com mecanismos de apoio como o programa FIFA, conseguimos reunir as condições para requalificar o espaço", afirmou Lídia Fortes.

A nova sede da ADESBA, uma instalação ampla e multifuncional, conta com cinco casas de banho, um salão multiuso destinado a eventos comunitários como exposições de arte, apresentações literárias, formações e muito mais.

Está ainda equipada com um refeitório, uma sala de convivência com televisão e computadores, além de dois quartos preparados para acolher jogadores de outras ilhas e zonas do interior, explicou a representante da ADESBA.

"A sede responde às nossas expectativas e necessidades. É um espaço de inclusão e acolhimento, que promove a convivência, a cultura e o desporto, especialmente para a juventude local", destacou a presidente da ADESBA, que está à frente da associação desde Janeiro de 2018. 

Durante a cerimónia de inauguração, foram prestadas homenagens a figuras do desporto local, incluindo antigos jogadores, treinadores e membros da direção.

Entre os homenageados vivos em comemoração aos 71 anos do bairro, estavam “Ballon” (representado pelo irmão Djimy Barros), “Ju” e “Cass”, e entre os já falecidos, nomes como “Bana” “Mário Chinó”, entre outros, foram lembrados. 

"É importante reconhecer o trabalho em vida, mas também nunca esquecer quem já partiu e será uma homenagem contínua", afirmou Lídia.

Por seu turno, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, disse que a sede visa reforçar o trabalho desenvolvido pela associação.

O ministro caracterizou o Bairro Craveiro Lopes como sendo o que partilha valores como solidariedade, amizade, entre outros. 

 “Este é um bairro que compartilha valores como solidariedade, união e amizade. A sede é uma ferramenta poderosa para melhorar as condições de actuação do clube e de toda a comunidade”, disse o governante.

O ministro garantiu que o Governo está empenhado em apoiar mais iniciativas do género com bairros e clubes que apresentarem projectos consistentes.

“Queremos ajudar todos os bairros e clubes que apresentarem projectos consistentes. Sempre que houver disponibilidade financeira, o Ministério do Desporto estará disponível para apoiar”, acrescentou.

A inauguração da nova sede da ADESBA marca um passo significativo para o fortalecimento do tecido social e desportivo do Bairro Craveiro Lopes, com reflexos positivos para a juventude, a cultura e o desenvolvimento comunitário sustentável.

KR/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar