Beijing, 11 Out (Inforpress) – O presidente chinês ressaltou que a amizade entre pessoas é a base para relações internacionais estáveis e de longo prazo e uma força motriz incessante para promover a paz e o desenvolvimento do mundo, durante reunião com convidados estrangeiros.
O presidente chinês reuniu-se com convidados estrangeiros que participam da Conferência Internacional de Amizade da China e da conferência em celebração do 70º aniversário da fundação da Associação de Amizade do Povo Chinês com o Exterior (CPAFFC, sigla em inglês), em Beijing, nesta sexta-feira.
Referiu ainda que, nos últimos 75 anos, desde a fundação da República Popular da China, o Partido Comunista da China uniu e liderou o povo chinês na criação de um caminho de modernização que não apenas desenvolveu o próprio país, mas também beneficiou o mundo.
Xi reconheceu que, olhando para trás, as conquistas da China em vários campos não teriam sido realizadas sem o apoio de pessoas de outros países.
“Numerosos amigos internacionais compartilharam o bem e o mal com o povo chinês. Numerosas empresas, instituições e indivíduos estrangeiros participaram activamente do avanço da modernização socialista da China, alcançando benefícios mútuos e fazendo contribuições importantes para promover intercâmbios e cooperação amigáveis entre a China e outros países”, acrescentou.
"Sempre nos lembraremos de suas importantes contribuições para a China e da amizade sincera que foi desenvolvida com o povo chinês", disse Xi.
Enfatizando que o mundo está mais uma vez em uma encruzilhada na história, o Presidente chinês defendeu que, diante de mudanças não vistas em um século, construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade é o caminho certo para os povos de todos os países.
A China está disposta a fortalecer os intercâmbios amistosos com amigos de todos os outros países, dar desempenho total ao papel único da diplomacia entre pessoas e se esforçar para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, reiterou.
"Primeiro, abraçando o espírito de 'responsabilidade compartilhada como habitantes do mesmo planeta', devemos construir um amplo consenso sobre a criação de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade", defendeu.
"Devemos promover os valores comuns da humanidade de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, defender um mundo multipolar igualitário e ordenado e uma globalização económica inclusiva que beneficie a todos, e tornar o planeta Terra um lar pacífico, amigável e harmonioso para todos", acrescentou.
Em segundo lugar, guiados pelo princípio da “cooperação de benefício mútuo”, Xi Jiping advoga que se deve fortalecer a sinergia na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
A China, disse ele, não busca uma modernização egocêntrica e dá as boas-vindas a mais amigos estrangeiros para que participem activamente do processo da sua modernização.
Segundo aquele estadista, o seu país está comprometido em oferecer novas oportunidades para o desenvolvimento global com suas conquistas na modernização e em promover uma modernização global que apresente desenvolvimento pacífico, cooperação mutuamente benéfica e prosperidade comum para beneficiar melhor as pessoas de todos os países.
Xi enfatizou que o PCC serve ao povo, o governo chinês pertence ao povo e a diplomacia da China representa o povo. Assegurou que o governo chinês continuará apoiando a CPAFFC no desempenho de seu papel único no desenvolvimento da amizade internacional e na promoção da cooperação prática.
O ex-presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, o ex-presidente da Assembleia Nacional da Tailândia, Bhokin Bhalakula, e Elyn MacInnis, fundadora da "Amigos de Kuliang", falaram na conferência.
Segundo a Xinhua, eles saudaram o 75º aniversário da fundação da República Popular da China e elogiaram o papel único da CPAFFC na promoção da diplomacia entre pessoas e na promoção de maior compreensão e amizade entre pessoas de diferentes países.
De acordo com os palestrantes, sob a liderança do presidente Xi, a China erradicou “com sucesso” a pobreza absoluta e alcançou um rápido desenvolvimento, tornando-se um farol de esperança para os países em desenvolvimento.
Disseram ainda que a proposta do presidente Xi de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e iniciativas como a Iniciativa Cinturão e Rota demonstram perspectiva de longo prazo, visão e um senso de responsabilidade em relação à governança global.
A proposta e as iniciativas de Xi apontaram o caminho para a cooperação estreita e o benefício mútuo entre os países, e o desenvolvimento e a prosperidade da China continuarão a beneficiar o mundo, consideraram.
Cerca de 200 pessoas participaram do evento, incluindo ex-líderes políticos de vários países, membros de famílias reais, chefes de organizações internacionais de amizade e amigos internacionais da China.
Inforpress/Xinhua
Fim
Partilhar