Unicef destaca parceria estratégica com INMLCF na prevenção e combate à violência sexual contra menores

Inicio | Cooperação
Unicef destaca parceria estratégica com INMLCF na prevenção e combate à violência sexual contra menores
18/11/25 - 02:29 pm

Porto Novo, 18 Nov (Inforpress) – O representante residente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) destacou hoje a parceria estratégica existente com Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) na prevenção e combate à violência sexual contra crianças.

David Matern, que falava a propósito da formação dos profissionais que intervêm na investigação, prevenção e resposta a crimes sexuais contra menores, que decorre na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, avançou que a parceria com o INMLCF tem permitido a montagem de salas para exames médicas e aquisição de equipamentos para laboratórios, além da formação.

O representante residente da Unicef felicitou o INMLCF pela realização da formação, que se debruça sobre o tema "Aspectos médico-legais, forenses e jurídicos na elucidação de crimes sexuais contra menores e gestão do local de crime".

Esta acção de capacitação, avançou, faz parte de um compromisso nacional com a justiça e com a protecção e o bem-estar das crianças e adolescentes, sendo ainda "um passo essencial” para o reforço da resposta nacional perante uma das mais graves violações dos direitos das crianças e adolescentes.

Para a presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Eneida Sena, a formação insere-se numa estratégia nacional de reforço de competências técnicas e institucionais necessárias para responder “com rigor, eficiência e sensibilidade” a crimes contra crianças.

Eneida Sena expressou o seu agradecimento ao Unicef pelo apoio a este instituto, o qual tem sido determinante para que esta instituição realize o seu trabalho com eficiência, qualidade e rapidez.

A edil do Porto Novo, que falava no acto de abertura da formação, reafirmou “total disponibilidade” da câmara municipal em termos de colaboração com as instituições na criação de um ambiente mais seguro e protector das crianças e adolescentes, neste município.

Aspetos médico-legais, forenses e jurídicos na elucidação de crimes sexuais contra menores e gestão do local de crime é tema da formação que decorre na cidade do Porto Novo, com a presença de profissionais da Polícia Nacional, Polícia Judiciária, bombeiros, delegacia de Saúde, Ministério Público, instituições judiciárias e de entidades ligadas à proteção de menores.

A formação se enquadra na necessidade de reforçar a capacidade técnica, a articulação interinstitucional e a uniformização de procedimentos entre os profissionais que intervêm na investigação, prevenção e resposta a crimes sexuais contra menores.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar