Santiago Norte: GP-MpD reforça apelo à rapidez e coordenação na reconstrução dos municípios afectados

Inicio | Política
Santiago Norte: GP-MpD reforça apelo à rapidez e coordenação na reconstrução dos municípios afectados
18/11/25 - 10:17 pm

Santa Cruz, 18 Nov (Inforpress) – O Grupo Parlamentar do MpD apelou hoje em Santa Cruz maior rapidez e coordenação na reconstrução dos municípios devastados pelas chuvas, que provocaram graves danos materiais e deixaram várias famílias vulneráveis.

O deputado Celso Ribeiro, porta-voz da delegação, afirmou que o grupo iniciou a jornada em Ribeirão Almaço, seguindo para Ribeira dos Picos e Ribeira de Santa Cruz, onde constatou “danos enormes” provocados pelas chuvas.

“Há agricultores que perderam praticamente tudo nas suas parcelas, criadores que ficaram sem a sua produção e famílias que perderam as suas casas. O cenário é desolador”, declarou.

Perante a gravidade da situação, o parlamentar sublinhou que, embora o Governo já tenha declarado o estado de calamidade, “os passos precisam de ser acelerados”, pois as comunidades afectadas exigem respostas imediatas.

“No momento de angústia e perda, não há paciência. As pessoas precisam de resultados concretos e urgentes. Esses resultados eram para ontem”, afirmou.

Durante a visita, os deputados encontraram famílias em “penúria total”, pedindo socorro urgente por terem perdido o seu único meio de subsistência e para Celso Ribeiro, é essencial que o Governo continue a dar sinais claros de presença e compromisso, reforçando a esperança das populações.

“Vemos na cara das pessoas a vontade de acreditar. O sinal que o Governo der será determinante para que continuem a acreditar que é possível reerguer-se”, disse.

Recordou ainda que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, acompanhado de alguns ministros já visitaram os municípios afectados e declarando em tempo útil a situação de calamidade.

“É mais um desafio para o Governo que não deixará Santiago Norte sozinho”, afirmou o deputado.

A deslocação dá continuidade às jornadas descentralizadas iniciadas no sábado, quando o grupo parlamentar esteve nos concelhos do Tarrafal e Calheta de São Miguel para avaliar os estragos provocados pelas chuvas.

O GP-MpD reafirmou o compromisso de trabalhar em concertação com o Governo, câmaras municipais e parceiros sociais, garantindo intervenções rápidas nas zonas de maior risco e a reconstrução eficaz das infraestruturas danificadas, para que as populações de Santiago Norte possam retomar a sua vida com segurança e dignidade.

MC/JMV

Inforpress/Fim 

Partilhar