Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde acolhe na próxima terça-feira, 18, o seminário internacional "Relendo Amílcar Cabral: Diálogos entre Amazónia-Brasil e Cabo Verde" com o objectivo de fomentar o diálogo entre os dois países.
De acordo com uma nota de imprensa, a que a Inforpress teve acesso, o referido seminário é organizado pelo mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia Económica da Escola de Negócios e Governação (ENG) e conta com a presença de especialistas de várias instituições internacionais.
A nota refere que a iniciativa visa celebrar a herança de Amílcar Cabral, mas também fomentar um diálogo produtivo sobre a literatura, cultura e questões socio-ambientais que conectam a Amazónia, Brasil e Cabo Verde.
A programação do seminário, adianta a mesma fonte, inclui três comunicações principais, sendo que a primeira tem como tema "Amazonáfricas – engajamento, crioulização e semovência literária em Amílcar Cabral e Bruno de Menezes" e será ministrada por José Guilherme dos Santos Fernandes, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O mesmo, salienta a mesma fonte, destacará as intersecções artísticas e políticas entre Amílcar Cabral, o guineo-caboverdiano, e Bruno de Menezes, o braso-amazónida.
Já a segunda comunicação explorará como as narrativas de viagem femininas contribuem para a compreensão e conservação da Amazónia e será apresentada por Marie Helene Catherine Torres, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Ceará (UFC), com o tema "Ecotradução e relatos de viagem na Amazónia".
Por seu turno, a terceira Comunicação terá como tema "Literatura engajada nas dinâmicas do Pan-Africanismo" será o tema discutido por Redy Wilson Lima da Universidade Nova de Lisboa e Kwesi M. H. Ta Fari da Fundação Amílcar Cabral.
A nota conclui que os investigadores abordarão a influência de Amílcar Cabral no pan-africanismo contemporâneo e a relevância de suas ideias no cenário global actual.
Amílcar Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924 em Bafatá, Guiné-Bissau, filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora. Cabral foi poeta, engenheiro agrónomo e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde, a 05 Julho de 1975, e da Guiné-Bissau, oficialmente a 10 Setembro de 1974.
Cabral partiu para Cabo Verde com apenas oito anos, acompanhado da sua família. Enquanto estudante, conseguiu uma bolsa de estudos para ingressar na universidade onde estudou Engenharia Agrónoma no Instituto Superior de Agronomia, em Portugal.
Foi dentro da sua “nova” vida universitária que Cabral começou a envolver-se mais com as ideologias oposicionistas e fundou o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956
A 20 de Janeiro de 1973, o fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Amílcar Cabral, foi assassinado em Conacri, Guiné, a oito meses da declaração de forma unilateral, da independência da Guiné-Bissau.
CM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar