“Maior desafio da Uni-Sénior é garantir a sustentabilidade financeira” - presidente

Inicio | Sociedade
“Maior desafio da Uni-Sénior é garantir a sustentabilidade financeira” - presidente
24/03/25 - 01:54 pm

Cidade da Praia, 24 Mar (Inforpress) – A Uni-Sénior de Cabo Verde, criada há três anos, tem se destacado na melhoria da qualidade de vida de pessoas com mais de 50 anos, conforme realçou a sua presidente, que apontou como maior desafio a sustentabilidade financeira.

Crispina Gomes fez estas afirmações em entrevista à Inforpress, no âmbito das comemorações do terceiro aniversário da Universidade sénior de Cabo Verde (Uni-Sénior).

A presidente desta organização não governamental e sem fins lucrativos, vocacionada para o trabalho voluntário, destacou que começaram com um grupo pequeno, de cinco a sete pessoas, mas que conseguiram atrair até agora cerca de 200 associados.

“Durante esses três anos podemos dizer que temos conseguido aquilo que pretendemos, que é, no fundo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 50 anos”, disse, assegurando que sempre conseguiram oferecer um conjunto de actividades na área académica, lúdica e de cidadania.

Ou seja, actividades com as quais pretendem que a senioridade de Cabo Verde, mais concretamente da cidade da Praia e do Mindelo, tenha uma vida “saudável, digna e inclusiva”, para que possam participar no desenvolvimento do país.

“Nós somos o centro, fizemos um percurso desde a independência até agora tendo uma experiência de vida bastante razoável, e queremos pôr esta experiência à disposição da sociedade cabo-verdiana”, afirmou.

Crispina Gomes apontou o “aumento razoável” de sócios como um dos ganhos da Uni-Sénior, explicando que a adesão de pessoas com 70 ou 80 anos tem sido mais difícil.

Por outro lado, indicou como maior desafio desta universidade a sustentabilidade financeira, uma vez que, segundo afirmou, o financiamento provém principalmente das quotas dos sócios e de pequenas contribuições que tem ajudado, nomeadamente, nas despesas de manutenção da sede, sito em Achada de Santo António, na cidade da Praia.

“Estamos em busca de parcerias com empresas e outras instituições para viabilizar nossos projectos e expandir nossas actividades”, afirmou, lembrando que já contam com parcerias de algumas universidades e instituições que têm apoiado a Uni-Sénior nos seus planos de actividades.

A Universidade Sénior surgiu sob o lema “Dar mais vida à vida” com o propósito de criar em Cabo Verde uma iniciativa lúdica e formativa destinada a idosos, pessoas com mais de 50 anos, semelhante às que existem em várias partes do mundo.

ET/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar