Tarrafal de São Nicolau, 01 Jul (Inforpress) – O Dia Nacional de Luta Contra Uso Abusivo de Bebidas Alcoólicas foi assinalado hoje, no município do Tarrafal de São Nicolau, com uma “Operação Stop” de sensibilização a condutores, promovida pela Fundação Menos Álcool Mais Vida.
A operação, realizada em parceria com os alunos finalistas da Escola Básica Lucília Freitas e a Polícia Nacional, tem o propósito de celebrar o nono aniversário da campanha “Menos álcool, mais vida”.
Segundo o embaixador da Fundação Menos Álcool Mais Vida, no município do Tarrafal, João Sameiro, o objectivo é promover a conscientização sobre o alcoolismo e incentivar a adopção de comportamentos saudáveis para reduzir o uso abusivo de álcool e as suas consequências.
“Aqui no município do Tarrafal temos constatado no dia-a-dia que o consumo é cada vez mais elevado, o que tem sido notado, sobretudo na conduta das pessoas, que muitas vezes devido ao alcoolismo têm um comportamento indesejável”, destacou.
Por outro lado, João Sameiro mostrou-se satisfeito por ter constatado que os condutores estão “cada vez mais conhecedores e sensibilidades sobre a lei do álcool” e pelo facto de muitos dos abordados afirmarem que não consomem bebidas alcoólicas.
O responsável sublinhou que, embora a campanha tenha realizado diversas acções de sensibilização, o foco actual está direcionado para as escolas e as crianças, no sentido de estas levarem a mensagem de prevenção para as suas famílias.
“Temos notado que muitas vezes as pessoas mais adultas já não têm muito interesse e quando estamos a falar de alcoolismo, então, temos que trabalhar juntos dos mais pequenos para estes levarem a mensagem para casa e para a comunidade”, acrescentou.
O Dia Nacional de Luta Contra o Uso Abusivo de Bebidas Alcoólicas em Cabo Verde foi instituído a 01 de Julho de 2020.
Esta data foi criada para conscientizar a população sobre o problema do alcoolismo e os seus impactos na sociedade cabo-verdiana.
A sua criação resultou de uma petição assinada por mais de seis mil cabo-verdianos, e é celebrada anualmente com diversas atividades de sensibilização, como marchas e mesas-redondas.
WM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar