Tarrafal: Plano para a época das chuvas centra acções em limpezas e cortes de árvores que apresentam algum perigo

Inicio | Ambiente
Tarrafal: Plano para a época das chuvas centra acções em limpezas e cortes de árvores que apresentam algum perigo
23/07/24 - 10:03 pm

Tarrafal, 23 Jul (Inforpress) – O plano municipal para a época das chuvas, no município do Tarrafal de Santiago, a decorrer desde Maio, prevê acções de limpezas dos vales, ribeiras e cortes das árvores que representam algum perigo.

A medida foi adiantada à Inforpress pelo vereador da Economia Rural, Inovação e Desenvolvimento Local, Osvaldo Chantre, referindo que o plano é elaborado anualmente e que a sua implementação se inicia em meados do mês de Maio a Junho, com a parte preventiva.

A parte preventiva, consiste, segundo a mesma fonte, na limpeza dos vales, ribeiras, corte das árvores que apresentam um certo perigo em caso de vento, mas também visita a casas de famílias cujas habitações apresentam algum risco com a queda das chuvas.

Para essas famílias, avançou que a Câmara Municipal do Tarrafal cria condições para que essas sejam realojadas em locais com maior e melhor segurança e que são apoiadas por diversas formas pela autarquia.

Questionado sobre as zonas que apresentam maiores riscos, o autarca afiançou que no município não foram identificadas zonas de risco, mas vales e ribeiras que, normalmente, caso estejam obstruídas, possam causar algumas situações indesejadas.

A autarquia está a trabalhar por isso a parte preventiva, com a desobstrução dos caminhos de água, preparando assim o município para receber as chuvas e garantir a tranquilidade dos munícipes nesse período.

Também, por ser a época das sementeiras, realçou que a autarquia, através do pelouro da Economia Local, costuma fazer a distribuição de sementes nas zonas onde, nos anos anteriores, as colheitas foram quase ou nulas.

O vereador afirmou que este ano, a única zona que foi contemplada foi a localidade de Fazenda, onde distribuíram sementes de milho e diversos tipos de feijões para permitir que as famílias trabalhem os seus terrenos.

Sobre a questão das sementeiras, alertou aos munícipes no sentido de se terem algum senso de responsabilidade e atenção à prática das queimadas, reforçando que além de serem proibidas, muitas vezes têm provocado incêndios.

Em Santiago Norte, numa ronda feita por alguns municípios, a Inforpress constatou que a maioria dos camponeses já fez a limpeza dos seus terrenos, recorrendo ainda à prática de queimadas, e que em muitas localidades já se lançaram as primeiras sementes, estando agora à espera das chuvas.

MC/JMV

Inforpress/Fim

 

Partilhar