Presidente da Câmara da Praia apela ao reforço da prevenção face a situações de risco

Inicio | Ambiente
Presidente da Câmara da Praia apela ao reforço da prevenção face a situações de risco
14/08/25 - 09:20 pm

Cidade da Praia, 14 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia alertou para a importância de toda a sociedade seguir as orientações das autoridades e adoptar medidas preventivas, reforçando a vigilância e a preparação para evitar ou minimizar possíveis situações de risco.

O apelo foi feito por Francisco Carvalho, ao ser questionado sobre o comunicado da Protecção Civil que informa que no dia 15, 16 e 17 do corrente mês haverá possibilidade de chuvas e com alguma trovoada, nas ilhas de Sotavento, Santiago, Fogo, Brava e Maio. 

O edil lembrou que a câmara possui um plano para a época de chuvas, que prevê um conjunto de acções de prevenção e cautela, que é actualizado anualmente. 

"Todos nós devemos ficar focados na questão de sensibilização das pessoas, todos, enquanto sociedade, devemos ficar em alerta, tomar medidas e seguir o aconselhamento das autoridades, no sentido de aumentar a margem de prevenção em relação a situações de risco que podem ocorrer", apontou.

Assegurou que a autarquia vai emitir um conjunto de orientações no sentido de todos ficarem em alerta porque a questão de segurança pública é de  responsabilidade de todos e exige um trabalho de sintonia e "Djunta mô" juntar as mãos.

"Nós esperamos que não venha a surgir nenhuma situação mais complicada, mas é fundamental que todos fiquem em alerta e seguir as orientações dadas", referiu.

Entre as medidas já em curso, estão a desobstrução de vias, o rebaixamento e limpeza de leitos de ribeiras para aumentar a capacidade de escoamento da água, e a remoção de lixos e entulhos que possam agravar situações de risco durante fortes chuvas.

O presidente destacou ainda que a gestão de resíduos sólidos na capital é uma prioridade da câmara.

Durante este período, a autarquia reforçou a capacidade de resposta, com aumento do número de contentores, duplicação de caminhões e contratação de veículos adicionais para recolha de lixo. 

Carvalho apelou à colaboração da Polícia Nacional e do público para prevenir actos de vandalismo, como a queima de lixo nos contentores, e frisou que sistemas de videovigilância podem ser usados como ferramenta de pressão e prevenção. 

“Estas medidas estruturais e de sensibilização visam minimizar os efeitos de risco associados às chuvas e garantir a segurança pública, que é responsabilidade de todos nós enquanto sociedade”, concluiu. 

KA/AV/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar