Tarrafal: Incêndio em área de cultura de sequeiro em Achada Biscaínhos controlado 

Inicio | Ambiente
Tarrafal: Incêndio em área de cultura de sequeiro em Achada Biscaínhos controlado 
16/07/24 - 10:58 pm

Tarrafal, 16 Jul (Inforpress) - O incêndio que deflagrou esta terça-feira às 10:00 numa área de cultura de sequeiro, num monte em

cima de Achada Biscaínhos, no município do Tarrafal, interior de Santiago, foi dado como controlado por volta das 17:00.

A informação foi avançada pela edilidade tarrafalense na sua página oficial da rede social Facebook, informando que o incêndio foi combatido pelos operacionais do Serviço de Protecção Civil de Santiago Norte e Bombeiros do Tarrafal, Salvador do Mundo, Santa Catarina e São Miguel.

O incêndio, registado por volta das 10:00,  segundo a mesma fonte, não atingiu zonas de habitação.

À Inforpress, o vereador de Turismo, Projectos, Cooperação e Comunidade da Câmara Municipal do Tarrafal, Arnaldo Andrade, não avançou as causas e a área consumida pelo incêndio.

Segundo ele as autoridades não descartam que o incêndio tenha sido provocado por queimadas realizadas por terceiros, no âmbito da limpeza dos solos para a preparação da campanha agrícola em perspectiva.

 

Nesse sentido, aconselhou as pessoas para não recorrerem à prática de queimadas, tendo alertado que esta técnica tem provocado incêndios não só no Tarrafal, como noutros municípios da região Norte da ilha de Santiago.

Conforme o Ministério da Agricultura e Ambiente, apesar da facilidade da utilização desta técnica, a mesma tem resultado em incêndios que, consequentemente, causam danos e diminuem a fertilidade dos solos.

Em Santiago Norte, numa ronda feita por alguns municípios, a Inforpress constatou que a maioria dos camponeses já fez e continua a fazer a limpeza dos seus campos, recorrendo ainda à prática de queimadas.

O município de São Salvador do Mundo, nos últimos dias, tem registado vários incêndios provocados por queimadas, conforme confirmou hoje à Inforpress o vereador do Urbanismo, Infra-estruturas e Saneamento, Jair Correia.

FM/JMV

Partilhar