Tarrafal: Pároco e comunidade de Chão Bom recebem chave da igreja Rainha Santa Isabel

Inicio | Sociedade
Tarrafal: Pároco e comunidade de Chão Bom recebem chave da igreja Rainha Santa Isabel
04/07/25 - 04:10 pm

Tarrafal, 04 Jul (Inforpress) – O bispo da Diocese de Santiago, cardeal Dom Arlindo Furtado, entregou hoje a chave da igreja Rainha Santa Isabel ao pároco da paróquia de Santo Amaro Abade e aos moradores de Chão Bom, no município do Tarrafal.

O acto de entrega da chave da igreja e a inauguração do Complexo Pastoral ocorreu na celebração eucarística em honra à Rainha Santa Isabel, padroeira da comunidade de Chão Bom e nome atribuído à igreja.

À Inforpress, o bispo destacou a importância da obra para a comunidade local e para todo o município, pois, Chão Bom é a segunda maior comunidade urbana do Tarrafal e possui uma forte presença cristã, o que motivou a construção do Complexo Pastoral, um espaço dedicado à fé, formação e convivência comunitária.

“A inauguração é motivo de grande alegria para Chão Bom, para a paróquia de Santo Amaro Abade, para o município do Tarrafal e para toda a Diocese de Santiago”, afirmou Dom Arlindo Furtado.

Por seu turno, Eliseu Gonçalves, pároco da paróquia de Santo Amaro Abade, desde 2019, explicou que a obra nasceu do sonho da comunidade de Chão Bom, que há anos desejava um espaço próprio para celebrar a fé e promover encontros sociais e espirituais.

A construção, segundo o mesmo, iniciou-se em 2020, após o lançamento da primeira pedra em 2019, e foi fruto do esforço conjunto da comunidade local, com a participação de profissionais e voluntários da própria região.

Aliás, ressaltou que grande parte da mão-de-obra, foi local, e aproveitou para agradecer todos os envolvidos, desde a arquitecta, engenheiros, mestres de obras, jovens e emigrantes, mas também toda a comunidade tarrafalense, pois, segundo explicou este religioso, no Tarrafal todas as capelanias, todas as localidades se unem pelas boas causas.

O Complexo Pastoral é uma estrutura ampla, capaz de acolher cerca de 1.300 pessoas em celebrações, além de contar com salas de encontros, dois salões nomeados em homenagem a Dom Paulino e Dom Arlindo, espaços de atendimento, alojamento para peregrinos, cozinha e áreas para caravanas e grupos de fé.

A obra, segundo o padre, atende às necessidades de acolhimento e formação da comunidade, com foco no fortalecimento do sentimento de pertencimento e união entre os fiéis.

A comunidade expressou a sua gratidão pelo esforço colectivo que possibilitou a realização deste sonho de várias gerações.

Malvina Vaz, moradora de Chão Bom, destacou a importância do espaço para a sua fé e esperança, pedindo a Santa Isabel força e saúde para aproveitar esta igreja e todo o espaço, mas também reconheceu o trabalho e esforço de todos os envolvidos, incluindo a comissão de obras, capelanias e colaboradores.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar