Jerusalém, 04 Jul (Inforpress) - O movimento islamita palestiniano Hamas anunciou hoje que deu uma resposta "positiva" aos mediadores sobre a mais recente proposta de cessar-fogo em Gaza e está preparado para negociar "imediatamente" a sua implementação.
O Hamas "concluiu as suas consultas internas e com [outras forças palestinianas] sobre a mais recente proposta dos mediadores para travar a agressão contra o nosso povo em Gaza", refere em comunicado o movimento, que atacou em 07 de Outubro de 2023 Israel, que respondeu invadindo o enclave palestiniano.
O movimento, considerado terrorista por Israel e outros países, adianta que "apresentou a sua resposta aos mediadores (...) positiva, e está pronto para iniciar imediata e seriamente uma ronda de negociações sobre o mecanismo para implementar esta estrutura".
O ataque de 07 de Outubro causou a morte de 1.219 pessoas do lado israelita, na sua maioria civis, de acordo com uma contagem da AFP realizada a partir de dados oficiais, e 49 das 251 pessoas sequestradas nesse dia continuam reféns em Gaza, das quais 27 foram declaradas mortas pelo exército israelita.
Mais de 57.000 palestinianos, na maioria civis, foram mortos na campanha de retaliação militar israelita na Faixa de Gaza, de acordo com dados do Ministério da Saúde do Governo do Hamas para Gaza, considerados confiáveis pela ONU.
Inforpress/Lusa
Partilhar