Tarrafal, 24 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, reconheceu hoje o contributo da comunidade africana, residentes no Tarrafal, no processo de desenvolvimento daquele município do interior de Santiago.
José dos Reis falava em declarações à Inforpress, à margem da conferência “África no passado e as perspectivas do futuro”, realizada no âmbito da Semana da África, em comemoração do Dia da África, assinalado este domingo, 25, que teve como palco o Mercado Municipal de Cultura e Artesanato do Tarrafal.
“Reconhecemos que essa comunidade expressiva que tem operado no sector do comércio tem dado uma grande contribuição para a economia local e para o desenvolvimento do Tarrafal”, reconheceu o edil do Tarrafal.
“Queremos que os nossos irmãos do continente africano que cá vieram [residentes no Tarrafal] se sintam bem integrados e sintam também parte desse desenvolvimento de um Tarrafal que queremos que tenha presente e futuro. Por isso, que esta programação vem um pouco nesse sentido: de afirmação dessa relação de irmandade e de proximidade com os nossos irmãos do continente africano”, continuou.
É por tudo isso, que assegurou que a câmara municipal que lidera desde 2020 os tem facultado terrenos para construção própria para os seus familiares, e ainda disponibilizou terrenos para construção de espaços para celebração de culto.
Conforme realçou para a edilidade tarrafalense é uma questão de honra e dignidade dar condições de igual para igual com aqueles que escolhem Tarrafal para viver, para investir e para fazer negócios.
Na ocasião, José dos Reis avançou que o Tarrafal quer também aprender a olhar para a África como sendo um continente de riqueza cultural, económica e capaz de merecer geminação em termos de municípios dos países africanos com os de Cabo Verde.
É que, segundo ele, na costa africana existem muitos municípios que, assim como os da Europa, também têm experiências que poderão servir de inspiração e de caminhos para o Tarrafal e outros municípios cabo-verdianos.
“Tarrafal quer dar este salto qualitativo em termos de reconhecimento daquilo que é o contributo da África para o desenvolvimento do continente, de Cabo verde e do Tarrafal”, comprometeu-se.
Relativamente às actividades que arrancaram na terça-feira, 20, e terminam no domingo, 25, sob lema “África no Presente e no Futuro: Caminhos de Unidade, Inovação e Esperança”, disse que as mesmas foram a forma encontrada pela edilidade para celebrar a diversidade e riqueza cultural da África, a comunidade imigrada residente no Tarrafal e a história comum.
“Pretendemos com estas actividades render uma justa homenagem àqueles que deram a sua contribuição para a afirmação da África enquanto continente que nos orgulha. Por isso rendemos um tributo à memoria daqueles grandes líderes africanos”, concretizou.
A par disso, o autarca fez saber que foi preparado um leque de actividades como exposições, conferências, gastronomia, música e dança, e uma marca cultural denominada “união africana”, aprazada este domingo, 25.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar