São Vicente: Polícia Judiciária detém cinco homens e uma mulher em operação de combate ao tráfico de droga

Inicio | Sociedade
São Vicente: Polícia Judiciária detém cinco homens e uma mulher em operação de combate ao tráfico de droga
08/06/24 - 05:40 pm

Mindelo, 08 Jun (Inforpress) – A Polícia Judiciária (PJ), em São Vicente, deteve na madrugada de hoje cinco homens e uma mulher numa operação que envolveu a Polícia Nacional e as Forças Armadas para combate ao tráfico de droga.

Conforme comunicado da PJ, a que a Inforpress teve acesso, a operação denominada de “Operação Epicentro” foi desencadeada em cumprimento de um mandado judicial referente a investigação de uma rede criminosa cujo núcleo se centrava na localidade de Campim.

O Ministério Público, segundo a mesma fonte, delegou competências ao Departamento de Investigação Criminal do Mindelo da Polícia Judiciária para investigar uma rede criminosa suspeita da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, receptação e lavagem de capitais em diversas artérias da ilha, mas cujo centro de comando dos referidos crimes se centrava na zona do Campim.

Como resultado, avançou a PJ, fez-se a detenção de cinco homens e uma mulher e procedeu-se à apreensão de uma “certa quantidade” de cocaína, haxixe, cannabis, viaturas, motociclos, electrodomésticos, produtos eléctricos, ferramentas, relógios, uma quantia em dinheiro, entre outros objectos com “relevância probatória, resultado das buscas realizadas em diversas residências”.

A intervenção, que foi constatada “in loco” pela Inforpress, contou com dezenas de inspectores da Polícia Judiciária e um “forte aparato” policial da Polícia Nacional e das Forças Armadas, que fizeram um cerco completo à zona de Campim, inclusive na estrada que liga a zona ao aeroporto de São Pedro.

As autoridades, conforme a nota da PJ, realizaram buscas em diversas residências da zona de Chã de Tiliza e na encosta da localidade de João Évora (João D' Ebra, nome mais popularmente conhecido) que foram presididas por magistrados do Ministério Público.

Como constatou a Inforpress, no local, na madrugada, em cada canto da zona, podia-se ver grupos de policiais e militares armados, que limitaram o trânsito e a circulação de pessoas, inclusive com alguns transeuntes a serem revistados a "pente fino".

Durante a operação, por razões de segurança, a força policial também impediu a saída de cerca de 20 pessoas de um bar da zona e que foram mantidas no local por mais de duas horas.

Entretanto, a polícia científica diz acreditar ter interrompido, com esta “Operação Epicentro”, um dos mais relevantes circuitos de vendas de “grandes quantidades” de drogas e outros crimes na ilha de São Vicente.

LN/HF

Inforpress/Fim

Partilhar