Mindelo, 11 Out (Inforpress) - O artista sanvicentino Dieg já tem disponível nas plataformas digitais a sua mais recente música “Aldina”, que mistura influências de ritmos afro e vocais soul, informou em nota a assessoria do cantor.
De acordo com a mesma fonte, esta faixa é um “testemunho do compromisso de Dieg em honrar as suas raízes cabo-verdianas, ao mesmo tempo que expande os seus limites de género”.
“Aldina promete ser o início de uma jornada atemporal, reflectindo não só as suas experiências pessoais como as suas perspectivas do mundo”, destacou, reforçando, que “Aldina traz uma energia para a música cabo-verdiana, combinando raízes familiares com um som evoluído”.
Natural de São Vicente, Dieg iniciou-se na música desde muito jovem, inspirado por seu irmão Kiddye Bonz e deu à música cabo-verdiana uma “abordagem inovadora”.
Também inspirado por figuras como Stromae, que por sua vez foi influenciado pela ícone cabo-verdiana Cesária Évora, Dieg visa revitalizar o som tradicional de Cabo Verde com elementos globais.
“Ele vê essa abordagem como parte de um movimento mais amplo para fazer a música cabo-verdiana ressoar com públicos mais jovens”, acrescenta ainda o documento, segundo o qual, apesar de reconhecer as suas raízes na morna e funaná, o músico quer inovar para engajar uma nova geração.
Aos 9 anos Dieg já estava na escola de música e, aos 13, vencia competições em Cabo Verde e Portugal. Aos 17 anos, o jovem já colaborava com artistas como Alberto Koenig, Djodje, Dino D’Santiago, Elida Almeida, Nelly Cruz, Ndu Carlos, Jorge Almeida, Mohombi, J. Sol, Kiddye Bonz e Fattu Djakité e ainda com a Orquestra Cesária Évora.
O seu talento como pianista levou-o a fazer tournées pela Europa, Estados Unidos e pelo continente Africano.
Também em 2019, Dieg fundou a banda Azágua e se destacou na nova cena da música cabo-verdiana com sucessos solo como "Nka Kre" e "Mununo".
A sua música, especialmente "Mununo", que aborda o abandono paternal e o seu impacto em Cabo Verde, tem um forte foco social. O videoclipe dessa música, filmado numa área desfavorecida, aumentou a conscientização sobre as lutas locais.
Isto porque, referiu a mesma nota, Dieg vê a música como um meio de aumentar a conscientização e promover mudanças sociais. Entre seus trabalhos, ele tem um carinho especial por seu single de estreia "Nka Kre", a faixa “Mununo" e "Domani", que ganhou prémios no Cape Verde Music Awards.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar