Calheta, São Miguel, 11 Ago (Inforpress) – A actuação dos artistas Tony Fika, Djodje, Jonatthon, Rods Wires foi um dos momentos mais aclamados e esperados pelo público do segundo e último dia do Festival Calheta 2024, que terminou hoje depois das 08:00.
Kino Cabral, Ferro Gaita e Márcia Cruz também, cada um no seu estilo musical, fizeram o público se render às suas apresentações no encerramento do festival de música, destaque das festividades da Festa da Cidade e da sua santa padroeira, Nossa Senhora do Socorro, assinalado a 15 de Agosto.
Inicialmente agendado para começar às 22:00, à semelhança do primeiro dia, registou-se atrasos e as primeiras actuações principiadas perto da 00:00, com talentos de São Miguel (Goevany Mendez, DNG, Telex WB e AG West)
Os talentos locais entregaram o palco ao Kino Cabral perto de 01:00 que acompanhado pelo coro do público cantou grandes sucessos da carreira e as novas músicas “ka bu preucupa” e “celebra”.
Em “play back”, Márcia Cruz, prata da casa, levou os mais jovens ao delírio com a música “Preta”, tendo o jovem artista Jonatthon os levou ao “Paraíso”, ao som de “ka ta fazi nada” e “Sdd dja dou”.
Depois das 03:00, ouviu-se gritos e choros por causa da “Ansiedade”, tema de Tony Fika, que provou ser um dos maiores representantes da nova geração musical cabo-verdiana.
Tanto “Ansiedade”, “Dam um sinal”, “Sankusinha”, “kela ke bo”, “Bu ta pagam el”, estes últimos do seu novo álbum,s “tudo é possível”, são todos temas conhecidos do grande público, que deu prova que os sabias “de cor”.
Quem também não decepcionou foi Djodje que, ao seus estilo, impactou musicalmente o segundo e último dia do Festival de Calheta São Miguel, e com dançarinos no palco proporcionou um “verdadeiro show”.
“Nha Love”, “Tentação”, “Avé”, “Não vai”, “xkece” e “Juliana” foram alguns dos temas do cantou com chuvisco no areal que levou o público ao delírio durante toda a sua apresentação.
Com o areal cheio, mas com público disperso subiu o grupo Ferro Gaita que ao som de funaná “aqueceu” os festivaleiros presentes.
O encerramento do segundo e último dia do certame, marcado pela “enchente de pessoas” deu-se depois das 08:00 de hoje e esteve a cargo do artista Rods Wires, também conhecido como “Matagal”, um dos mais esperados da noite.
Durante os dois dias do Festival Calheta 2024, com entrada a 500 escudos/dia, subiram ao palco outros artistas nacionais e locais como João Cirilo, Vado MKA, Lejemea, Garry, Leo Pereira, Titio de Belo Freire e Kamoka, MC Acondize, Big-Z Patronato, Indira, Onilson, Elton Flups Real Soudjas 273.
Para assinalar a Festa da Cidade e a sua santa padroeira, foi realizada uma série de actividades desportivas, culturais, recreativas e religiosas, que arrancaram desde meados de Julho, e ainda inaugurações.
As festividades terão o seu ponto alto no dia 15 de Agosto, com uma missa em honra à santa padroeira, Nossa Senhora do Socorro.
FM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar