São Filipe, 17 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe está a trabalhar num plano de mitigação para apoiar as famílias a fazer face ao cenário de um ano agrícola malsucedido.
“As perspectivas eram piores do que agora. As coisas melhoraram nos últimos dias, mas é claro que algumas culturas não serão mais possíveis com a pluviosidade” afirmou o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva.
Segundo o mesmo, no começo havia a perspectiva de se ter um bom ano agrícola, depois no meio houve “um certo desalento” com atraso na queda de pluviosidade, sobretudo na parte sul do município e da ilha do Fogo.
“Na última semana houve alguma pluviosidade na Zona Sul, principalmente na parte baixa, na faixa Brandão a Salto” observou Nuías Silva que salientou que na zona alta há uma perspectiva melhor, mas na parte baixa ainda há uma perspectiva incerta.
A câmara, segundo a mesma fonte, sempre trabalha com planos de mitigação e em qualquer caso de um ano agrícola ruim que exija uma intervenção do poder público, a autarquia vai submeter o plano de mitigação ao Governo para o apoio necessário.
A situação do ano agrícola apresenta-se de forma diferenciada a nível da ilha do Fogo.
Nas zonas tradicionalmente agrícolas, nomeadamente na parte norte e em algumas zonas do município de Santa Catarina o milho está na fase de floração e de formação de espigas, o feijão já começou a ser comercializado no mercado.
Na parte baixa do Centro e Sul os agricultores estão na fase de sementeira, já que a afectuada anteriormente não sobreviveu à falta prolongada de chuvas.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar