Secretária de Estado destaca importância do apoio financeiro da CEDEAO para projectos sociais no país

Inicio | Cooperação
Secretária de Estado destaca importância do apoio financeiro da CEDEAO para projectos sociais no país
30/01/25 - 03:22 pm

Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) - A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, destacou hoje a importância do apoio financeiro da CEDEAO no apoio aos projectos sociais em Cabo Verde, sobretudo para as famílias vulneráveis terem uma vida mais digna.

Lídia Lima falava à margem do encerramento da visita da missão humanitária de monitorização e avaliação da CEDEAO em Cabo Verde, que decorreu de 27 a 30 do corrente mês. A missão teve como objectivo avaliar a eficácia da resposta humanitária, identificar lacunas, garantir a responsabilização e melhorar a assistência às vítimas das inundações de 2023 e às populações afectadas por desafios alimentares e nutricionais no país.

Visa ainda o reforço das actividades geradoras de rendimento, distribuição de cestas básicas e melhorias habitacionais, contribuindo para a erradicação da pobreza extrema e o fortalecimento da resiliência comunitária em Cabo Verde.

A governante aproveitou para agradecer a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) pelo apoio que tem dado a Cabo Verde, sublinhando que o país ainda tem “fragilidades” ainda para combater a pobreza e que o Governo está focado no sentido de ajudar cada vez mais as famílias mais vulneráveis.

Lembrou que o Governo já trabalhou com vários projectos para ajudar as famílias a saírem da pobreza extrema, no sentido de terem o seu rendimento para melhorar as suas condições habitacionais e garantir a dignidade no acesso a alimentos, saúde, educação, electricidade e saneamento, entre outros bens que são essenciais para o desenvolvimento humano.

“Em termos de políticas que têm sido implementadas não estamos satisfeitos ainda. Temos muito trabalho e desafios pela frente. Estamos a tocar a vida das pessoas, mas há pessoas ainda que não conseguimos tocar as suas vidas porque não temos recursos suficientes para chegarmos a todas as famílias, mas estamos a trabalhar sempre para mobilizar recursos com os parceiros internacionais para chegar a todos”, afirmou.

O apoio financeiro da CEDEAO, afirmou Lídia Lima, complementa os esforços que o Governo tem implementado nas suas políticas com recursos próprios e com apoio de parceiros internacionais.

De referir que a CEDEAO disponibilizou 770 mil dólares para o Projecto de Empoderamento Familiar para o Desenvolvimento Sustentável (PEFDS), em Cabo Verde, visando beneficiar 560 famílias vulneráveis na ilha de Santiago.

Por seu turno, o consultor do projecto ECOWAS, Godwin Jnr Ilukhor, disse que ficaram “muito impressionados” com o trabalho feito até agora pelas instituições cabo-verdianas sobretudo de microfinanças que apoia as famílias vulneráveis.

“Vimos alguns trabalhos de construção, geração de renda, onde eles ajudaram as pessoas para que possam criar negócios por si mesmos e alimentar suas famílias”, assinalou, sublinhando que é uma abordagem “muito boa” em termos de implementação.

A maioria das preocupações das pessoas levantadas no terreno, afirmou, tem a ver com problemas de habitação e acesso a casas de banho, mas que com este apoio das instituições de microfinanças várias famílias já conseguiram melhorar as suas habitações e vão viver com mais dignidade.

“Não tivemos a oportunidade de verificar mais problemas, mas, baseado na situação que vimos, e na intervenção que foi realizada, acho que mais trabalho precisa ser feito”, vincou.

Por sua vez, o director Executivo do Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE), Francis Sempore, reiterou o compromisso desta organização em continuar a apoiar Cabo Verde para a sucessão deste projecto, juntamente com todos os parceiros envolvidos.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar