Cidade da Praia, 10 Ago (Inforpress) – O coordenador do projecto "Resposta e Preparação para Desastres", Buabin Payne, disse hoje à Inforpress que, apesar de Cabo Verde estar "protegido de grandes desastres naturais", o país enfrenta uma crescente preocupação com os pequenos incêndios em residências.
Com o objectivo de enfrentar esse desafio, foi lançado este domingo o projecto “Resposta e Preparação para Desastres”, uma iniciativa que busca conscientizar e capacitar jovens e crianças para identificar, prevenir e agir em situações de risco nas suas comunidades e residências.
Buabin Payne explicou que a iniciativa surgiu após uma avaliação das necessidades do país em gestão de desastres, que mostrou que o número de pequenos incêndios, especialmente em residenciais, levanta preocupações sobre a falta de conhecimento da população, sobretudo dos mais jovens.
O projecto, explicou, tem como prioridade, este ano, os jovens e crianças, será implementado em escolas da cidade de Assomada, em parceria com a Igreja Adventista.
A previsão, assegurou o coordenador, é expandir a acção para a ilha do Fogo e outras regiões.
“Descobrimos que, na maioria das vezes, são as crianças ou os jovens os primeiros a perceber os focos de incêndio nas suas casas. Mas muitos não sabem como reagir. Dando a eles o conhecimento e as ferramentas certas, acreditamos que o problema estará resolvido”, afirmou Buabin Payne.
A expectativa é de que ao final do primeiro ano, cerca de 70% dos jovens em Cabo Verde tenham adquirido conhecimentos essenciais sobre como prevenir os focos de incêndio.
“Após esta primeira fase, vamos avaliar a possibilidade de incluir mulheres do mercado e outras instituições”, disse o coordenador do projecto.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar