São Vicente: Urdi arranca na quarta-feira sob o signo “Uma década a promover o sector artesanal”

Inicio | Cultura
São Vicente: Urdi arranca na quarta-feira sob o signo “Uma década a promover o sector artesanal”
25/11/25 - 12:44 pm

Mindelo, 25 Nov (Inforpress) – A décima edição da Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde (Urdi) começa na quarta-feira, 26, no Mindelo, para celebrar uma década a promover o sector artesanal e design que se “desenvolveram bastante” desde então.  

Uma garantia dada pelo director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), Artur Marçal, que em nome da organização declarou à Inforpess que está tudo a postos para o início do certame a partir das 18:00, na Praça Amílcar Cabral, a conhecida Praça Nova.

Sob o lema “Urdi_10 anos de celebração do artesanato e design de Cabo Verde”, a feira procura com esta edição reforçar, segundo a mesma fonte, as sinergias entre artesãos, designers e outros criativos, aproximando o sector do público, que já se “desenvolveu bastante” durante todo este tempo.

Artur Marçal avançou ainda que neste ano não haverá municípios destaque, já que devido às comemorações dos 50 anos da independência a relevância vai ser para o todo nacional.

Neste sentido, acrescentou, já têm a confirmação de presença de todos os municípios do país, representados por 155 expositores, distribuídos por 109 stands.

A cerimónia de abertura vai ser presidida pelo ministro do Mar, Jorge Santos, e deve contar ainda com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e o director do CNAD, Artur Marçal.

A programação decorre até domingo, 30, com momentos como Grandes Conversas, Salão Created in Cabo Verde formado por várias exposições, apresentações musicais e várias outras actividades.

A edição de 2025 integra ainda o Prémio Djoy Soares – Melhor Peça Urdi, criado em homenagem ao mestre artesão.

O galardão distinguirá duas criações apresentadas por artesãos e designers expositores: uma por votação do público na página de Facebook do CNAD e outra por avaliação da equipa técnica.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar