Cabeólica aumenta capacidade eólica em Santiago com novo parque de 13,5 MW

Inicio | Ambiente
Cabeólica aumenta capacidade eólica em Santiago com novo parque de 13,5 MW
26/11/25 - 02:58 pm

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) - A Cabeólica reforçou o seu mais recente projecto de expansão na ilha de Santiago, o parque eólico instalado em São Filipe, na Praia, em 13,5 megawatts (MW), representando mais 50% da capacidade instalada de energia eólica no país.

Esta aposta dotou a estrutura da instalação de um sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) com capacidade de 6MW/6MWh.

O projecto, de acordo com uma nota governamental, “constitui um marco estratégico na consolidação da transição energética do país, reafirmando o compromisso de Cabo Verde com a sustentabilidade, inovação e produção de energia limpa”.

Para este reforço do parque eólico, instalado em Monte São Filipe, na cidade da Praia, a infra-estrutura foi equipada com três novas turbinas eólicas, com mais de 100 metros de altura.

A Cabeólica espera que o impacto ambiental do projecto de expansão seja convincente, já que se prevê uma redução adicional de mais de 50.000 toneladas de CO₂ por ano.

O projecto, que conta com o apoio e financiamento de diversos parceiros nacionais e internacionais, incluindo o Governo, vai ser inaugurado esta quinta-feira, em cerimónia a ser presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Representantes do executivo, accionistas, parceiros institucionais e a comunidade local, estarão presentes neste momento considerado “simbólico que celebra o futuro energético do país”.

Constituída em 2009, a Cabeólica S.A. é uma empresa cabo-verdiana, considerada inovadora na indústria nacional de energia eólica e baseia-se numa dinâmica parceria publico privada (PPP) entre a Africa Finance Corporation, Finnish Fund for Industrial Development, Infraco Limited, o Governo de Cabo Verde e a Electra, S.A.R.L.

Até a presente data opera os seus quatro parques eólicos em Cabo Verde, com uma capacidade total instalada de 25,5 MW, distribuídos pelas ilhas de Santiago (9,35 MW), São Vicente (5,95 MW), Sal (7,65 MW) e Boa Vista (2,55 MW)."

SR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar