São Vicente: Uni-Mindelo e empresa VisionWare apostam em mestrado em Cibersegurança

Inicio | Cooperação
São Vicente: Uni-Mindelo e empresa VisionWare apostam em mestrado em Cibersegurança
02/04/25 - 05:56 pm

Mindelo, 02 Abr (Inforpress) – A Universidade do Mindelo, em parceria com a empresa portuguesa VisionWare, organiza um mestrado em Cibersegurança, que deverá arrancar a partir do mês de Outubro e pretende ajudar os estudantes a enfrentar os desafios existentes actualmente.

A acreditação deste novo mestrado, segundo informações passadas à Inforpress pela assessoria da universidade, constitui um “marco notável” que reconhece o “empenho, a excelência e a visão inovadora” que todas as entidades envolvidas dedicaram ao projecto.

A VisionWare, empresa portuguesa dedicada à segurança de informação e cibersegurança foi, segundo a mesma fonte, responsável directa pela gestão deste processo.

Um processo que abrangeu a elaboração dos planos curriculares de referência e a inclusão de diversas vertentes formativas, em colaboração directa com os docentes e investigadores da Universidade do Mindelo, Ministério da Educação de Cabo Verde e demais instituições e elementos pertencentes ao Governo e à administração pública local.

O fundador e presidente da VisionWare, Bruno Castro, assegurou ter sido um “enorme privilégio” ter contribuído para este feito.

“O impacto deste mestrado será, sem dúvida, muito positivo, capacitando profissionais para enfrentar os desafios cada vez mais exigentes da cibersegurança, em todo o mundo”, sublinhou o gestor.

Por seu lado, o reitor da Uni-Mindelo, Albertino Graça, considerou que o lançamento do primeiro mestrado em Cibersegurança em Cabo Verde representa um marco histórico para o ensino superior e para a capacitação de profissionais “altamente qualificados” na área da segurança digital.

“Na Uni-Mindelo, acreditamos que este programa contribuirá significativamente para o desenvolvimento de competências essenciais, permitindo que os nossos estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios crescentes da cibersegurança, tanto a nível nacional como internacional”, sublinhou.

O curso prevê também a cooperação e a participação activa de docentes portugueses “altamente especializados”, provenientes de instituições parceiras da Uni-Mindelo, nomeadamente, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

O arranque está previsto para o próximo mês de Outubro.

Cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas electrónicos, redes e dados contra ataques maliciosos.

Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações electrónicas.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar