
Mindelo, 15 Jan (Inforpress) – A Pediatria do Hospital Baptista de Sousa passa a funcionar no novo edifício inaugurado há sete meses com capacidade para 39 leitos, além de condições de isolamento, cuidados intensivos e internamento por patologia.
A informação foi partilhada hoje em conferência de imprensa pelo presidente do Conselho de Administração do Hospital Baptista de Sousa, Victor da Costa, para quem esta transferência irá traduzir-se numa melhoria da prestação de cuidados e das condições de trabalho dos profissionais.
“Este edifício também possui condições técnicas e equipamentos que nos possibilitam e facilitam prestar uma melhor qualidade no diagnóstico, assim como no tratamento das crianças e das mulheres”, adiantou a mesma fonte, acrescentando que a capacidade foi aumentada de 31 para 39 leitos.
Segundo Victor da Costa, a nova Pediatria funcionará com 12 médicos e 23 enfermeiros, o mesmo número de profissionais que trabalhavam no antigo serviço, embora estejam a envidar esforços no sentido de aumentar o quadro na área da Pediatria.
“O número não é suficiente para responder a tudo o que o serviço exige”, precisou, mas é suficiente para assegurar os serviços de Pediatria e os serviços especializados.
A mesma fonte reiterou que dada a dimensão do espaço, vai-se trabalhar no sentido de aumentar os recursos humanos, não só de médicos, enfermeiros e técnicos, mas também da área da manutenção, para ajudar a manter o nível de qualidade dos equipamentos.
Conforme Victor Costa a transferência para o novo serviço “não criou qualquer interrupção na prestação dos cuidados de saúde”, uma vez que já dispõe de um espaço confortável, com todos os recursos necessários para continuar a prestar assistência.
No entanto, frisou que o edifício também trará desafios, nomeadamente a melhoria da capacidade de resposta do serviço e a manutenção do espaço em boas condições de segurança e de utilização para os utentes e para o trabalho dos profissionais.
“Peço a colaboração de todos, dos pais, pacientes e visitantes, para manter a qualidade deste novo espaço, porque muitas vezes isso não depende apenas dos profissionais e da manutenção do serviço da instituição, mas também dos nossos visitantes e utentes”, apelou.
A nova Pediatria e Maternidade do Hospital Baptista de Sousa foi construída pela China e inaugurada em Julho do ano passado, fruto de um investimento de 1,2 milhões de contos.
O edifício abrange uma área de 5.768 metros quadrados em que se desenvolvem quatro pisos, capacidade para 150 camas.
Dispõe de serviços de urgência pediátrica e obstétrica, cuidados intensivos neonatais e pediátricos, bloco operatório, sala de partos, ambulatório e internamento moderno.
Concretamente, a Pediatria, que já está a funcionar no novo edifício, atende crianças e adolescentes até aos 12 anos, dispondo de uma ala dedicada a adolescentes e outra para crianças.
Além de equipamentos modernos, possui sala de isolamento, salas de internamento por patologia, cuidados intensivos, sala de internamento de ortopedia pediátrica e sala de internamento de cirurgia, entre outros espaços.
Segundo Victor da Costa, a transferência do Serviço da Maternidade para o novo edifício deverá ocorrer ainda no primeiro trimestre deste ano.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar